domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 22:43:09
Vidraçaria Espelhos BH

O MDF é um material que está cada vez mais em alta, haja vista que ele é muito robusto e versátil. Dessa forma, ele pode se integrar em praticamente todos os projetos e conquistar o visual que você deseja para um determinado cômodo.

Dizemos isso devido ao fato de existir diversas cores de MDF. Dessa forma, torna-se possível criar um projeto arquitetônico que harmonize com toda a sua casa, onde os cômodos se tornem integrados entre si, possuindo uma combinação ainda mais bonita.

E o melhor de tudo é que, além de existirem diversas cores de MDF, trata-se de um material bastante acessível, se formos comparar com outros que existem no mercado. Sendo assim, esse é um dos melhores custos-benefícios do mercado.

Mesmo porque, apesar de não ter um valor tão superior, trata-se de um material muito resistente e que vai bem em praticamente todos os projetos. Mas você sabe quais as cores de MDF? Se o seu intuito é utilizar esse material em seu projeto, é interessante conhecer as possibilidades.

Ademais, os móveis planejados já fazem parte dos projetos de interiores, haja vista que tem se tornado cada vez mais essencial aproveitar todos os cantos de um determinado cômodo. E a grande maioria deles é feito em MDF.

Cores de MDF

Mas, no momento de escolher o projeto, é muito comum ficar em dúvida em relação às cores de MDF. O que muita gente não sabe, no entanto, é que há algumas dicas que podem facilitar um pouco esse procedimento.

Portanto, se você está na fase de planejar os ambientes da sua casa, mas está com dúvidas em relação ao MDF, nesse artigo iremos responder as dúvidas mais comuns sobre o assunto, além de lhe ajudar a escolher as cores de MDF para cada projeto. Não deixe de conferir!

O que este artigo aborda:

O que é MDF?

Primeiro de tudo, é essencial que você saiba o que é MDF. Em suma, trata-se de uma sigla que significa “Medium Density Fiberboard”, que nada mais é do que uma chapa de madeira de fibra de média densidade.

Ela é feita a partir de um processo de aglutinação, com auxílio de resinas sintéticas e aditivos. Depois, as chapas devem ser coladas umas sobre as outras com a resina e, em seguida, fixadas por meio da pressão.

Todo esse processo resulta na chapa ou painel de madeira de aspecto homogêneo e textura mais suave, além de ser altamente versátil.

Dizemos isso devido ao fato de as placas serem homogêneas e, por consequência, não possuem nódulos, o que permite cortar a madeira em qualquer direção. E é por essa razão que o MDF pode receber um acabamento mais bem elaborado.

Sendo assim, é possível usar o MDF para fazer um suporte de micro-ondas, por exemplo, ou demais eletrodomésticos.

É possível optar por entalhes e bordas mais arredondadas ou de acordo com aquilo que for mais pertinente para o seu projeto.

Ademais, não podemos deixar de citar que é possível revestir os móveis de MDF em diversos outros tipos de materiais, como a fórmica, pinturas e lâminas de PVC. Então, além de ser possível escolher as cores de MDF para móveis, você pode escolher o revestimento também.

Do ponto de vista de acabamentos, ele é uma ótima alternativa, já que permite coisas mais elaboradas. E isso sem citar o fato de ser ecologicamente correto.

No entanto, os painéis ou placas de MDF tendem a ser mais frágeis. Por isso, é preciso ter alguns cuidados, a fim de preservar a peça e garantir que ela tenha uma maior durabilidade.

Qual a diferença entre MDF e MDP?

É até que bastante comum que algumas pessoas confundam esses dois materiais, mas tenha em mente que se trata de duas coisas diferentes. Na marcenaria, cada um desses materiais são mais comuns para projetos diferentes.

O Medium Density Particleboard (MDP) ou Partículas de Média Densidade, nada mais é do que uma estrutura formada por três camadas de pedaços de madeira triturada, na grande maioria das vezes pinus, mais conhecida como cavacos.

Então, as duas camadas externas são mais finas e a interna mais grossa. E é essa separação que confere a estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência contra as deformações e empenamentos.

Portanto, ele é ideal para usar em móveis retilíneos, como pia, mesas, estantes, armários, balcões e coisas do gênero. Certo, mas quais são as diferenças entre o MDF e o MDP, sendo que ambos processos de fabricação são semelhantes?

A grande diferença está na produção de fibras do MDF e também nas partículas que são aglutinadas do MDP. No entanto, o MDF é o que consegue mais madeira em sua produção. Ademais, a matéria-prima advém do mesmo lugar: florestas plantadas.

Contudo, há quem trate o MDP de forma errada, como o aglomerado que era produzido inicialmente no Brasil. Mas eles são materiais inteiramente diferentes.

Mesmo porque utilizam madeira de áreas de reflorestamento, por intermédio de um processo que é ambientalmente correto.

Sendo assim, se tornam materiais muito mais viáveis tanto do ponto de vista sustentável quanto na visão econômica. Ou seja, ambos são produtos ecológicos, com impactos menores ao meio ambiente.

Dicas de cores de MDF para cozinha

Se você quer fazer uma cozinha planejada, mas ainda está com dúvidas sobre as cores de MDF para o ambiente, aqui vão algumas dicas.

Branco

Nesse caso, você vai conseguir um ambiente muito clássico, elegante e atemporal. É uma ótima ideia para aqueles que querem algo mais clean.

Inclusive, trata-se de uma excelente escolha para ambientes que são menores, haja vista que ajudam a iluminar ainda mais o ambiente, criando a sensação de expansão.

Ao optar por esse MDF, o ideal também é apostar em móveis no mesmo tom, como geladeira e fogão, por exemplo.

Marrom / amadeirado

Essa é uma forma de substituir as madeiras nobres por uma opção que seja mais barata. Na cozinha, acaba criando um estilo mais clássico, mas com um design moderno.

Neutro

Essa é uma forma de variar um pouco do tradicional branco, já que há outras opções de cores de MDF que ajudam a criar um estilo bem semelhante, mas se desvencilhando do comum.

Algumas das opções de cores de MDF para cozinha são o bege, cinza e neutro. Dessa forma, você cria uma certa neutralidade no ambiente.

Colorido

Se você gosta de tons mais alegres, saiba que o colorido também é uma boa sugestão. Dessa forma, ele vai criar mais destaque para a composição do projeto.

Uma ótima dica é apostar nos móveis planejados em azul, pois além de ressaltar o ambiente, criam um toque de modernidade e ainda mais estilo para a proposta.

Dicas de cores de MDF para quarto

A verdade é que as cores de MDF também podem ajudar a criar um projeto de decoração para o seu quarto. Dentre as opções, as nossas dicas são as seguintes:

Branco

O branco sempre vai ser clássico para todos os ambientes, inclusive para o quarto. No entanto, ele fica melhor com móveis que criam essa mesma leveza e amplitude para o ambiente.

No caso de ser um quarto com televisão, uma boa aposta é um armário planejado branco que pode servir de apoio para a TV e pequenas portas para organização.

Marrom

Se você não quer deixar de lado as características da madeira no MDF, você pode utilizar esse tom para cama, por exemplo, que fica lindo.

Inclusive, ao criar esse projeto, saiba que vale a pena aplicar tanto no piso como nos móveis, ou cores de MDF distintas, desde que harmonizem entre os dois pontos.

Neutro

Essa é uma excelente forma de criar um quarto com visual atemporal, em especial se for em tons como o bege e cinza.

Contudo, saiba que isso não determina que o ambiente será neutro, já que a composição da decoração pode ser mais determinante e conter cores mais intensas.

Colorido

É uma ótima escolha para projetos mais alegres e cheios de vida, em especial se for para um ambiente de criança, por exemplo.

É possível criar detalhes em pink, verde menta e coisas semelhantes. A dica é combinar com o papel de parede e o tapete, criando a sensação de continuidade.

Dicas de cores de MDF para banheiro

Uma ótima dica para cores de MDF para banheiro é apostar em tons brancos e neutros, em especial se o seu espaço for menor.

Dessa forma, junto com o box de vidro que geralmente é transparente, vai ajudar a refletir mais luz e criar a sensação de amplitude.

Outra dica é ir em uma vidraçaria e escolher um vidro que encaixe perfeitamente nos seus móveis do banheiro. Além de deixar organizado, vai ficar ainda mais lindo.

Caso queira um visual mais puxado para o rústico, a dica é investir em cores de MDF amadeirado ou marrom mesmo, pois vai criar algo ainda mais peculiar.

Onde comprar MDF cortado?

A fim de garantir todas as características do MDF, é essencial comprar o MDF em um local que seja de referência e de sua confiança.

Em vista disso, a melhor coisa que você pode fazer é comprar o MDF cortado conosco, pois temos a garantia de produtos de alta qualidade.

Conclusão

Há diversas cores de MDF para você investir e colocar no projeto da sua casa, o que é capaz de deixar um ambiente mais próximo daquilo que você tinha imaginado.

Sendo assim, não deixe de utilizar esse material no seu projeto, já que ele é altamente versátil e capaz de deixar o acabamento ainda mais bonito.

O conteúdo "Cores de MDF: 9 dicas de decoração" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Decoração em . Conteúdo atualizado em .

Pode ser do seu interesse

Decorar apartamento pequeno

Decorar apartamento pequeno

Tudo sobre espelhos: tipos, decoração e preços

Tudo sobre espelhos: tipos, decoração e preços

Como economizar energia em casa? 6 dicas de eletricistas

Como economizar energia em casa? 6 dicas de eletricistas

Esquadrias de alumínio: o que é, tipos e preços

Esquadrias de alumínio: o que é, tipos e preços

Seguro de casa: preços, opções e como contratar

Seguro de casa: preços, opções e como contratar

Substituição de janelas de casa: 5 dicas de arquitetos

Substituição de janelas de casa: 5 dicas de arquitetos