Vidraçaria em BH e região

Cores de MDF: 9 dicas de decoração

Com as diversas cores de MDF é possível fabricar vários tipos de móveis planejados, móveis e objetos do dia a dia.

Afinal, o MDF é um material que está cada vez mais em alta, haja vista que ele é muito robusto e versátil.

Dessa forma, ele pode se integrar em praticamente todos os projetos e conquistar o visual que você deseja para um determinado cômodo.

Assim, torna-se possível criar um projeto arquitetônico que harmonize com toda a sua casa, onde os cômodos se tornem integrados entre si, possuindo uma combinação ainda mais bonita.

E o melhor de tudo é que, além de existirem diversas cores de MDF, trata-se de um material bastante acessível se comparado com outros que existem no mercado. Sendo assim, esse é um dos melhores custos-benefícios do mercado.

Cores de MDF

Mesmo porque, apesar de não ter um valor tão superior, trata-se de um material muito resistente e que vai bem em praticamente todos os projetos.

Ademais, os móveis planejados já fazem parte dos projetos de interiores, haja vista que tem se tornado cada vez mais essencial aproveitar todos os cantos de um determinado cômodo.

Logo, são essenciais para mobiliar e decorar apartamentos pequenos aproveitando bem o espaço.

Mas, no momento de escolher o projeto, é muito comum ficar em dúvida em relação às cores de MDF. O que muita gente não sabe, no entanto, é que há algumas dicas que podem facilitar um pouco esse procedimento.

O que é MDF?

Em suma, trata-se de uma sigla que significa “Medium Density Fiberboard”, que nada mais é do que uma chapa de madeira de fibra de média densidade.

Ela é feita a partir do processo de aglutinação com auxílio de resinas sintéticas e aditivos. Depois, as chapas são coladas umas sobre as outras com resina e, em seguida, fixadas por meio da pressão.

Todo esse processo resulta na chapa ou painel de madeira de aspecto homogêneo e textura mais suave, além de ser altamente versátil.

Logo, por as placas serem homogêneas e, por consequência, não possuem nódulos, permite cortar a madeira em qualquer direção. E é por essa razão que o MDF pode receber um acabamento melhor elaborado.

Sendo assim, é possível usar o MDF para fazer um suporte de micro-ondas, por exemplo, ou de demais eletrodomésticos.

Ainda, é possível optar por entalhes e bordas mais arredondadas ou de acordo com aquilo que for mais pertinente para o seu projeto.

Ademais, pode-se revestir os móveis de MDF em diversos outros tipos de materiais, como a fórmica, pinturas e lâminas de PVC.

Portanto, além de ser possível escolher as cores de MDF para móveis, você pode escolher o revestimento também.

Já do ponto de vista de acabamentos, ele é uma ótima alternativa, pois permite formas mais elaboradas. E isso sem citar o fato de ser ecologicamente correto.

No entanto, os painéis ou placas de MDF tendem a ser mais frágeis. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para preservar a peça e garantir que ela tenha mais durabilidade.

Qual a diferença entre MDF e MDP?

Na marcenaria, cada um desses materiais são comuns para projetos diferentes.

O Medium Density Particleboard (MDP) ou Partículas de Média Densidade, nada mais é do que uma estrutura formada por três camadas de pedaços de madeira triturada, na grande maioria das vezes pinus, mais conhecida como cavacos.

Então, as duas camadas externas são mais finas e a interna mais grossa. E é essa separação que confere a estabilidade dimensional, isolamento acústico, resistência contra deformações e empenamentos.

Portanto, ele é ideal para usar em móveis retilíneos, como pia, mesas, estantes, armários, balcões e coisas do gênero.

A grande diferença está na produção de fibras do MDF e nas partículas que são aglutinadas do MDP.

Pois, o MDF é composto por mais madeira em sua produção. Ademais, a matéria-prima advém do mesmo lugar: florestas plantadas.

Contudo, há quem trate o MDP de forma errada, como o aglomerado que era produzido inicialmente no Brasil. Mas, eles são materiais completamente diferentes.

Mesmo porque, usam madeira de áreas de reflorestamento por intermédio de um processo que é ambientalmente correto.

Sendo assim, se tornam materiais muito mais viáveis tanto do ponto de vista sustentável quanto na visão econômica.

Ou seja, ambos são produtos ecológicos com impactos menores ao meio ambiente.

Quais são as melhores cores de MDF para cozinha?

Se você quer fazer uma cozinha planejada mas ainda está com dúvidas sobre as cores de MDF para o ambiente, veja abaixo as melhores opções.

Branco

Com o MDF branco, você vai conseguir um ambiente clássico, elegante e atemporal. É uma ótima ideia para aqueles que querem uma decoração mais clean.

Inclusive, trata-se de uma excelente escolha para ambientes que são menores, haja vista que ajudam a iluminá-lo, criando a sensação de expansão.

Ao optar por essa cor de MDF, o ideal é apostar em eletrodomésticos no mesmo tom, como geladeira e fogão, por exemplo.

Marrom e amadeirado

O MDF marrom é uma forma de substituir as madeiras nobres por uma opção que seja mais barata.

Na cozinha, cria um estilo mais clássico, mas com um design moderno.

Neutro

O MDF de cor neutra é uma forma de variar um pouco do tradicional branco, já que há outras opções de cores de MDF que ajudam a criar um estilo bem semelhante, mas se desvencilhando do comum.

Algumas das opções de cores de MDF para cozinha são o bege, cinza e neutro. Dessa forma, você cria uma certa neutralidade no ambiente.

Colorido

Se você gosta de tons mais alegres, saiba que o MDF colorido também é uma boa sugestão. Pois, ele cria mais destaque para a composição do projeto.

Uma ótima dica é apostar nos móveis planejados em azul, pois, além de ressaltar o ambiente, criam um toque de modernidade e mais estilo para a proposta.

Quais são as melhores cores de MDF para quarto?

Existem ótimas opções de cores de MDF para quarto para criar um projeto de decoração. Dentre as opções, veja as mais usadas.

Branco

O branco sempre vai ser clássico para todos os ambientes, inclusive para o quarto. No entanto, ele fica melhor com móveis que criam essa mesma leveza e amplitude para o ambiente.

No caso de ser um quarto com televisão, uma boa aposta é um armário planejado branco que pode servir de apoio para a TV e pequenas portas para organização.

Marrom

Se você não quer deixar de lado as características da madeira no MDF, você pode usar esse tom para cama, por exemplo.

Inclusive, ao criar esse projeto, saiba que vale a pena aplicar tanto no piso como nos móveis, ou cores de MDF distintas, desde que harmonizem entre os dois pontos.

Neutro

Essa é uma excelente forma de criar um quarto com visual atemporal, em especial se for em tons como o bege e cinza.

Contudo, saiba que isso não determina que o ambiente será neutro, já que a composição da decoração pode ser mais determinante e conter cores mais intensas.

Colorido

Trata-se de uma ótima escolha para projetos mais alegres e cheios de vida, em especial se for para um quarto de criança, por exemplo.

É possível criar detalhes em rosa, azul bebê, azul marinho, verde menta e cores semelhantes. A dica é combinar com o papel de parede e o tapete, criando a sensação de continuidade.

Quais são as melhores cores de MDF para banheiro?

Uma ótima dica para cores de MDF para banheiro é apostar em tons brancos e neutros, em especial se o seu espaço for menor.

Dessa forma, junto com o box de vidro que geralmente é transparente, vai ajudar a refletir mais luz e criar a sensação de amplitude.

Outra dica é ir em uma vidraçaria e escolher um vidro que encaixe perfeitamente nos seus móveis do banheiro. Pois, além de deixar organizado, vai ficar ainda mais bonito.

Caso queira um visual mais puxado para o rústico, a dica é investir em cores de MDF amadeirado ou marrom.

Onde comprar MDF cortado?

A fim de garantir todas as características do MDF, é essencial comprar o MDF em um local que seja de referência e de sua confiança.

Em vista disso, a melhor escolha é comprar o MDF cortado em uma marcenaria da sua confiança.

Conclusão

Em suma, existem diversas cores de MDF para você investir e colocar no projeto da sua casa, o que é capaz de deixar um ambiente mais próximo daquilo que você quer.

Sendo assim, não deixe de usar esse material no seu projeto. Afinal, ele é muito versátil e capaz de deixar o acabamento ainda mais bonito.

Portanto, busque uma marcenaria mais próxima e solicite um orçamento de MDF.