domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 21:40:37
Vidraçaria Espelhos BH

Quando enjoamos de um ambiente, o primeiro passo é pensar em um novo acabamento. A pintura de parede com fita adesiva se destaca como uma alternativa fácil de fazer, de baixo custo e que promete renovar completamente a decoração do cômodo.

A técnica pode ser aplicada para fazer pinturas decorativas na sala, no quarto, na cozinha, no escritório e até mesmo no banheiro. A ideia consiste em usar uma fita adesiva para criar desenhos personalizados na parede. Assim, você não gastará tanto com a compra de adesivos ou com a aplicação de papel de parede.

O que este artigo aborda:

Tipos de pintura com fita adesiva

A parede geométrica é uma tendência na área de decoração. Portanto, se você quer fazer uma arte como essa na sua parede, recorra à fita adesiva como principal instrumento.

Veja, a seguir, tipos de pintura com fita adesiva:

Listras

As listras horizontais ou verticais na parede materializam o Efeito Strié. Essa técnica é famosa no mundo da decoração porque valoriza o contraste entre as cores escolhidas. Em geral, a base é sempre mais clara.

Ideias de pintura de parede com fita

Mosaico

Quando várias formas geométricas ocupam o mesmo espaço, simulando uma espécie de encaixe, elas criam um mosaico. Esse padrão visual é uma escolha perfeita para quem deseja deixar o ambiente mais colorido.

Triângulos

A combinação de triângulos pode inovar o visual da parede. Com essa técnica, tem como destacar um canto ou combinar formas geométricas com tamanhos diferentes. Enfim, use a sua criatividade.

Desenhos criativos

Outra forma de usar a pintura de parede com fita é apostando em desenhos criativos e personalizados. Desse modo, com um simples rolo de fita crepe, você consegue desenhar lindas montanhas no quarto infantil.

Além disso, animais, flores e mandalas são outras possibilidades de desenho com fita adesiva na parede.

Como fazer pintura de parede com fita adesiva?

Depois de conhecer as possibilidades oferecidas pela técnica de pintura com fita, veja o passo a passo para executar:

1. Faça um rascunho

Primeiro você precisa fazer um planejamento de como vai ficar a parede. Logo, escolha o estilo do desenho e as cores de tinta que serão usadas para criar o efeito.

A melhor estratégia para não errar na pintura é fazer um rascunho. Então, pegue uma folha sulfite e desenhe a parede, determinando as cores que serão usadas em cada elemento geométrico na parede.

2. Defina a fita mais adequada

A fita crepe é a mais usada para fazer pintura de parede, afinal, ela consegue demarcar bem os espaços e pode ser removida com facilidade da superfície, sem deixar marcas.

No mercado, é possível encontrar fita crepe com diferentes espessuras. A escolha do produto mais apropriado depende das características da arte que você pretende reproduzir na parede.

3. Organize o espaço

Caso você queira inovar o visual de todas as paredes do ambiente, então cubra os móveis com um lençol ou uma lona. Na sequência, use folhas de jornal para forrar o chão e proteger o seu piso de respingos de tinta. Por fim, coloque fita crepe nos cantos, rodapés e tomadas.

4. Prepare a parede

Depois de deixar o ambiente em ordem, é chegado o momento de cuidar da preparação da superfície. Sendo assim, para obter um bom resultado com a pintura, vale a pena saber como tapar furos na parede e fazer raspagens para corrigir descamações. Além disso, verifique a presença de mofo.

A última etapa da preparação é a limpeza, afinal, a parede deve estar livre de impurezas e poeira para receber a primeira demão de tinta.

5. Passe o desenho para a parede

Observe o seu esboço com atenção e passe para a parede, utilizando lápis preto comum. O traçado será fundamental para aplicar a fita crepe corretamente. Nesta etapa você vai precisar de trena e régua.

6. Aplique a fita

Aplique a fita crepe na parede, criando as formas geométricas e demarcando os espaços que devem receber tinta.

Se houver necessidade de emenda, aplique um pouco de massa corrida sobre as bordas da fita, pois assim não existe o risco dela sair do lugar e comprometer o resultado do acabamento.

7. Aplique a primeira demão de tinta

Com a ajuda de uma trincha e de um rolo, aplique a tinta na parede, respeitando a marcação de cada cor para formar o desenho desejado. Comece sempre de baixo para cima e use o pincel para pintar os cantos.

As maiores áreas da parede são pintadas com rolo. Então, após molhá-lo na bandeja, desenhe a letra N na superfície. Na sequência, passe o rolo de maneira uniforme, fazendo movimentos verticais. Essa técnica vai deixar o resultado final da sua pintura com fita adesiva mais uniforme.

Caso você não tenha dinheiro para comprar várias cores de tinta, a dica é comprar uma lata de tinta branca e misturar corantes para obter os tons desejados.

8. Faça mais uma demão

Para que o acabamento fique perfeito e dure mais tempo, faça mais uma demão de tinta. O tempo de secagem entre as etapas varia de acordo com o tipo de tinta. Os produtos à base de água, por exemplo, levam 4 horas para secar.

9. Remova a fita

Após o tempo de secagem, indicado pelo fabricante no rótulo da tinta, remova as fitas adesivas da parede e surpreenda-se com o resultado.

Conclusão

Agora você já sabe como fazer uma pintura de parede com fita adesiva e inovar a decoração do ambiente. Essa técnica caseira cabe no orçamento e deixa o seu lar mais colorido.

O conteúdo "Ideias de pintura de parede com fita" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Decoração em .

Pode ser do seu interesse

Decorar apartamento pequeno

Decorar apartamento pequeno

Como decorar quarto de bebe com papel de parede

Como decorar quarto de bebe com papel de parede

Por que apartamento na planta é mais barato? Descubra agora

Por que apartamento na planta é mais barato? Descubra agora

Como organizar mudança: 6 dicas de profissionais

Como organizar mudança: 6 dicas de profissionais

Varanda com telhado de vidro: ideias e recomendações

Varanda com telhado de vidro: ideias e recomendações

Seguro de casa: preços, opções e como contratar

Seguro de casa: preços, opções e como contratar