domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 22:53:05
Vidraçaria Espelhos BH

Não há como negar que os quadros são uma opção simples mas muito eficaz de manter a sua casa muito mais bonita e com uma decoração que é a sua cara. Mas você já parou para pensar qual é a altura ideal para quadros na parede?

Mesmo porque, ainda que seja uma ótima solução para deixar um cômodo mais bonito, é essencial que ele fique bem estruturado com os demais objetos e móveis que compõem o espaço. Por isso, saber a altura ideal para quadros na parede é fundamental.

No entanto, a verdade é que não existe uma resposta padrão, haja vista que a altura ideal varia de acordo com a forma que é o seu espaço, como cada móvel se comporta e coisas semelhantes. Então, antes de colocar o seu quadro decorativo no lugar, é necessário avaliar algumas questões.

E, no artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa a respeito desse assunto. Gostou? Então não deixe de conferir os tópicos seguintes!

O que este artigo aborda:

Qual altura ideal para quadros na parede?

Colocar um quadro na parede, por mais que seja uma tarefa aparentemente fácil, a verdade pode ser bem diferente.

Qual altura ideal para quadros na parede

Afinal de contas, há várias coisas que você precisa considerar, a fim de encontrar a altura ideal para quadros na parede.

Então, antes de começar a perfurar a parede, deve-se avaliar a disposição de todos os móveis, a quantidade de quadros que você pretende colocar e, claro, o tamanho da sua parede.

Tudo isso serve para deixar o seu ambiente muito mais harmônico e simétrico, sem criar aquela sensação de que algo está bagunçado, por mais que esteja tudo no seu devido lugar.

Parece difícil? Então a gente simplifica para você! Há algumas regrinhas básicas que você deve seguir, bem como:

  • Distância do quadro em relação ao chão: nesse caso, a altura ideal para quadros na parede é de 1,60m do chão. Dessa forma, o objeto fica em uma altura confortável, o que evita com que o observador tenha de levantar ou abaixar a cabeça para poder ver o quadro.
  • Distância do quadro em relação aos móveis: o ideal é instalar o quadro a 25 cm acima do móvel (buffet ou mesa), no caso de ser encostado na parede.
  • Tamanho dos quadros: como cômodos menores obrigam o observador a ficar perto do quadro, peças menores são as mais indicadas. Por sua vez, os quadros maiores ficam bem em paredes grandes, já que é possível vê-los de longe.

Com certeza essas dicas já deixaram as coisas mais claras na sua mente. No entanto, para exemplificar ainda melhor, criaremos algumas possíveis situações para que você entenda de fato a altura ideal para quadros na parede em cada um dos principais cômodos.

Altura ideal para quadros acima de móveis

Vamos supor que você vá instalar um quadro abstrato acima de um aparador, por exemplo. Nesse caso, o ideal é deixar entre 13 a 23 cm acima da peça.

Mas, como já dito acima, no caso de o quadro ficar acima do buffet ou da mesa que fica encostado na parede, procure deixar cerca de 25 cm acima, para deixá-lo mais harmônico.

Altura ideal para quadros na sala

Agora, se o intuito é colocar o quadro na sua sala, acima do sofá, considere a altura de uma pessoa que tenha por volta de 1,80m sentada.

Deixe um espaço em torno de 20cm entre a cabeça da pessoa e o quadro. Dessa forma, além de evitar com que a pessoa bata a cabeça no objeto, cria um ambiente muito mais harmônico.

Ademais, meça o tamanho do sofá e encontre o centro, para que possa dispor o objeto bem no meio, a fim de ficar mais harmônico.

Altura ideal para quadros no quarto

A altura ideal para quadros na parede do quarto é bem semelhante ao tópico anterior. No entanto, o ponto central é relativo à altura dos quadros em relação à cama.

Por isso, de acordo com os especialistas, como arquiteto, o ideal é sempre deixar um espaço de 25 a 30cm entre a cabeceira da cama e os quadros.

Dessa forma, quando uma pessoa estiver sentado na cama, não corre o risco de bater com a cabeça. No entanto, o objeto deve se manter na altura dos olhos de quem observa.

Isto é, cerca de 1,60m em relação ao piso, assim como já mencionamos nas regrinhas básicas.

Altura ideal para quadros na escada

Encontrar a altura ideal para quadros na parede de escada pode parecer difícil, mas é muito menos complexo do que você imagina.

Na verdade, basta garantir o conforto visual para o observador. Então, como a escada tem um alinhamento diagonal, o mais coerente é seguir esse alinhamento natural.

6 dicas para colocar quadros na parede

Viu só como encontrar a altura ideal para quadros na parede não é um bicho de sete cabeças? Com as dicas certas, qualquer um pode fazer esse trabalho.

Dessa forma, evita ter que contratar um marido de aluguel para fazer esses serviços que só aparentam ser complexos.

Mas, para deixar tudo ainda mais fácil na hora de instalar o seu quadro, abaixo iremos dar 6 dicas adicionais. Confira!

1. Escolha bem as molduras

A escolha certa da moldura pode deixar tudo muito mais simples ou muito mais complicado. Por isso, se você não tem tanta prática e não se sente muito seguro em fazer esse tipo de serviço, o mais recomendado é procurar por molduras que sejam mais práticas.

Um quadro com moldura chanfrada, por exemplo, cria um charme muito bonito no cômodo, apesar de ser um pouco mais simples de instalar na sua parede.

Fora isso, escolher bem o quadro para a sua parede é uma forma de criar o aspecto visual que você deseja para o cômodo. Portanto, tenha sempre em mente o resultado que quer dar ao seu projeto.

E se você pensa que não é bem-vindo fazer um mix de molduras, por criar um aspecto mais “assimétrico” saiba que não é bem assim. É tudo questão de percepção e simetria.

É um pouco mais difícil manter o alinhamento para os quadros que tenham diferentes molduras? Sim. Mas isso não quer dizer que é impossível.

2. Materiais para a instalação

Uma boa organização é sempre a base de tudo. Então, antes mesmo de começar o seu trabalho, observe a sua volta e tenha a certeza de que tem tudo que precisa.

Faça um check-list, se for necessário. Por mais básico que seja um item, ele faz uma grande diferença na hora da instalação. E ter que parar o trabalho para ir comprar, vai fazer você desfocar e perder a concentração.

Portanto, certifique-se de ter em mãos:

  • Pregos;
  • Martelo;
  • Lápis;
  • Trena;
  • Furadeira;
  • Bucha;
  • Parafuso;
  • Fita dupla face.

3. Observe quais são os melhores lugares

Se o seu intuito é dar destaque ao quadro, então a melhor parede é aquela que fica de frente para a sua porta de entrada.

Mas, se isso não for possível, opte por colocá-lo em uma parede que não tenha móveis grandes ou que esteja de frente para os sofás ou poltronas.

Fora isso, outra dica é tomar cuidado em relação aos raios solares. Evite pregar o objeto em paredes que recebem intensa luz solar. Mas por quê?

Ainda que crie um jogo de iluminação bacana, a alta incidência solar pode desbotar as cores do quadro aos poucos, e não é isso que você quer, certo?

4. Sempre marque os furos

Não saia furando a sua parede de forma deliberada. Antes de fazer isso, você precisa saber exatamente onde colocar cada prego. Logo, siga o passo a passo a seguir:

  1. Marque com pontinhos os cantos dos quadros, a fim de ter uma ideia da posição que ele vai ficar;
  2. Em seguida, meça na própria tela a distância entre a borda superior e o gancho para pendurar;
  3. Marque essa distância com um lápis na parede;
  4. Pronto, esse é o local exato onde deve fazer o furo.

5. Prego ou parafuso: qual escolher?

O critério para a escolha deve ser o tamanho e peso do seu quadro. Se ele for grande e muito pesado, é melhor optar pela bucha e o parafuso, em especial se tiver uma cobertura de vidro.

Dessa forma, você pode ter mais segurança de que o quadro vai ficar firme, sem risco de cair. Em contrapartida, se o objeto for médio ou pequeno e um pouco mais leve, um prego aguenta o peso.

6. Qual é a melhor forma de fazer o furo?

Se você usar o prego, basta colocar na marcação que você fez a lápis, com a cabeça inclinada um pouco mais para cima.

Dessa forma, ele vai estar em uma posição segura para que o gancho do quadro se mantenha firme e não escorregue por ele.

Uma dica para evitar que a pintura se esfarele em volta do prego é usar uma fita crepe na parede, por exemplo.

Agora, no caso de usar a bucha e o parafuso, é só escolher a ponta da furadeira que tem o tamanho da sua bucha. Nesse caso, o furo deve ser reto na parede. Em seguida, é só encaixar a bucha e o parafuso.

Conclusão

Como você pôde ver, encontrar a altura ideal para quadros na parede não é tão difícil. E, com essas dicas, temos certeza de que você será capaz de fazer esse trabalho!

O conteúdo "Qual altura ideal para quadros na parede" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Decoração em .

Pode ser do seu interesse

Decorar apartamento pequeno

Decorar apartamento pequeno

Película para vidro residencial e comercial: bloqueio de luz e calor

Película para vidro residencial e comercial: bloqueio de luz e calor

Cortina de vidro: quanto custa e qual melhor tipo

Cortina de vidro: quanto custa e qual melhor tipo

Vidro fotovoltaico: o que é, como funciona e qual o preço

Vidro fotovoltaico: o que é, como funciona e qual o preço

Pele de vidro: o que é, vantagens e preço

Pele de vidro: o que é, vantagens e preço

Piso acústico para apartamento: chega de barulho

Piso acústico para apartamento: chega de barulho