domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 21:20:35
Vidraçaria Espelhos BH

Seja o ponto de partida ou a escolha final para uma reforma, a cor da parede é essencial para compor o clima da casa. Pode parecer apenas um detalhe, mas o tom afeta diretamente o bem-estar da família.

De acordo com Mary Gregson, presidente da Sociedade de Psicologia Ambiental, Populacional e de Conservação da Associação Americana de Psicologia, “a cor afeta a mente e o corpo das pessoas”. Dito isso, a forma como são aplicadas também está relacionada à visão de cores.

Portanto, antes de comprar uma lata de tinta, você deve garantir que a cor vai ficar bonita na sua parede.

Segundo os cursos online de pintura, a maneira rápida e prática de mudar a cara de um ambiente é pintá-lo com uma nova cor. Além disso, a cor cria uma sensação e traz muita personalidade para a decoração. Então, por que manter a casa no mesmo tom o tempo todo?

Se você tem pensando em pintar alguns espaços da sua casa ou de todo o seu imóvel, uma boa dica é comprar tintas e materiais de pintura online, pois o distanciamento social ainda é recomendado devido à pandemia. Mas com tantas cores para escolher, como escolher a que mais combina com você?

Como escolher a cor da casa

Continue neste artigo e descubra.

Vamos lá?

O que este artigo aborda:

Como escolher a cor da casa

Antes de decidir sobre uma cor, responda às seguintes perguntas: O que estou pintando? Que tipo de tinta você vai precisar? Que tipo de atmosfera eu quero criar? Por exemplo, decida se deseja criar um ambiente frio ou quente e se prefere um acabamento fosco ou acetinado. As respostas dessas perguntas tendem a influenciar em sua escolha de cor.

Se o seu desejo for claro, você pode optar a usar filtros de produtos disponíveis por marca. A grande maioria dos sites de lojas de tintas e home centers, você pode encomendar produtos on-line e fazer com que exista uma pesquisa específica pelo tipo e acabamento que você pretende usar.

A partir deste filtro você encontrará as cores disponíveis.

1. Analise seu espaço

Observe o ambiente em que deseja pintar as paredes. Quais são os tons dos móveis e de decorações? Isso ajuda você a entender como a cor afeta sua decoração e sobre como combinar com os móveis dentro do ambiente.

2. Priorize suas cores favoritas

Leve em conta os gostos pessoais de quem mora na casa. Todo mundo responde de forma diferente ao tom e intensidade.

3. Combine o efeito de cor com o ambiente

Você ama vermelho e gostaria de ter uma parede vermelha em seu quarto. Lembre-se de que as escolhas podem afetar seu sono, pois as cores quentes costumam ser estimulantes, enquanto as cores mais frias podem acalmar e ajudar a descansar. Se não quiser abrir mão do tom, outra opção é colocá-lo em uma sala ou em um escritório.

4. Verifique a iluminação

As cores mudam o “comportamento” com base na iluminação. Isso porque as luzes brancas iluminam e clareiam os tons, enquanto as luzes amarelas realçam e aquecem as cores. Os coloridos podem mudar completamente o tom de uma parede.

5. Tenha uma roda de cores à mão

A roda de cores é usada em arquitetura, design e moda, entre outras coisas. Ele ajuda a determinar quais combinações de cores são melhores e é composto por 12 cores. Que serão três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

Dentro da roda de cores, você pode ver quais cores são opostas umas às outras (cores complementares), quais estão próximas umas das outras (cores semelhantes) e muitas outras combinações. Aplicativos como Color Wheel para Android (sic?) e Pocket Color Wheel para iOS podem ajudá-lo a entender melhor a roda de cores.

6. Considere a localização do imóvel

Você está na cidade ou no campo? A escolha da cor será influenciada pelo ambiente residencial e pela natureza circundante.

7. Preste atenção ao acabamento

Há uma variedade de opções no mercado, e as texturas e acabamentos das tintas variam. Além dos segredos de cada produto, veja nosso guia de pintura, que contém dicas para encontrar o melhor ajuste para cada ambiente e superfície.

8. Simular pintura

O simulador de cores online é uma ferramenta para visualizar o resultado final. Existem diversos sites gratuitos e pagos com o objetivo de testar as cores antes de pintar, como, por exemplo, Colorjive gratuito e diversas marcas de tintas dentro do mercado.

9. Defina a área a ser desenhada

A sala inteira ou apenas uma parede? Como explicamos, a segunda opção é provavelmente a mais segura. A transformação não é cara nem trabalhosa. Más escolhas podem mudar tudo!

10. Encontre inspiração

Antes de sua aventura, colete fotos do ambiente nas cores que você tem em sua mente. As referências da vida real lhe darão uma pista sobre as dimensões que você precisa e se a combinação de cores está correta.

Navegue sempre por sites e espie projetos de decoração que usam a cor como solução, como este apartamento de 50 m² em São Paulo.

11. Peça ajuda aos especialistas

Se encontrar o tom ideal ainda te deixa em dúvida, contrate sempre um arquiteto, designer de interiores ou um pintor para a realização do trabalho. Dentro do mercado há diversos cursos que são focados em lhe ensinar sobre como fazer uma boa pintura.

O conteúdo "Como escolher a cor da casa" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Dicas em . Conteúdo atualizado em .

Pode ser do seu interesse

Qual melhor vidro para janela: dicas e diferenças

Qual melhor vidro para janela: dicas e diferenças

Como organizar mudança: 6 dicas de profissionais

Como organizar mudança: 6 dicas de profissionais

Benefícios da automação residencial

Benefícios da automação residencial

Decorar apartamento pequeno

Decorar apartamento pequeno

Qual altura ideal para quadros na parede

Qual altura ideal para quadros na parede

Tudo sobre corrimão inox

Tudo sobre corrimão inox