Vidraçaria em BH e região

Como escolher a cor da casa: 11 dicas de pintores

Ao pensar em construção, reforma e decoração, saber como escolher a cor da casa é essencial. Pois, seja o ponto de partida ou a escolha final para uma reforma, a cor da parede é essencial para compor o clima da casa.

Pode parecer apenas um detalhe, mas, o tom afeta diretamente o bem-estar da família.

De acordo com Mary Gregson, presidente da Sociedade de Psicologia Ambiental, Populacional e de Conservação da Associação Americana de Psicologia, “a cor afeta a mente e o corpo das pessoas”. Dito isso, a forma como são aplicadas também está relacionada à visão de cores.

Portanto, antes de comprar uma lata de tinta, você deve garantir que a cor vai ficar bonita na sua parede.

Segundo os cursos online de pintura, a maneira mais rápida e prática de mudar a cara de um ambiente é pintá-lo com uma nova cor.

Como escolher a cor da casa

Além disso, a cor cria uma sensação e traz muita personalidade para a decoração.

Se você tem pensando em pintar alguns espaços da sua casa ou todo o seu imóvel, uma boa dica é comprar tintas e materiais de pintura online. Mas, com tantas opções, como escolher a cor da casa?

Como escolher a cor da casa?

Antes de decidir sobre uma cor, responda às seguintes perguntas:

  • O que estou pintando?
  • Que tipo de tinta você vai precisar?
  • Que tipo de atmosfera eu quero criar?

Por exemplo, decida se deseja criar um ambiente frio ou quente e se prefere um acabamento fosco ou acetinado. As respostas dessas perguntas vão te ajudar a escolher a cor da casa.

Se o seu desejo for claro, você pode optar a usar filtros de produtos disponíveis por marca. Na grande maioria dos sites de lojas de tintas e home centers, você pode encomendar produtos online e fazer com que exista uma pesquisa específica pelo tipo e acabamento que você pretende usar.

A partir deste filtro você encontrará as cores disponíveis.

Além disso, você pode pesquisar sobre os tipos de papéis de parede ou ideias de pintura de parede com fita para caso queira algo diferenciado.

Abaixo, veja 11 dicas para aprender como escolher a cor da casa.

1. Analise seu espaço

Observe o ambiente em que deseja pintar as paredes. Ou seja, os tons dos móveis e de decorações. Isso ajuda você a entender como a cor afeta sua decoração e como combinar com os móveis dentro do ambiente.

2. Priorize suas cores favoritas

Leve em conta os gostos pessoais de quem mora na casa. Todo mundo responde de forma diferente ao tom e intensidade.

3. Combine o efeito de cor com o ambiente

Se você gosta de vermelho e gostaria de ter uma parede vermelha em seu quarto. Lembre-se de que as escolhas podem afetar seu sono, pois, as cores quentes costumam ser estimulantes, enquanto as cores mais frias podem acalmar e ajudar a descansar.

Portanto, se não quiser abrir mão do tom, outra opção é colocá-lo em uma sala ou em um escritório.

4. Verifique a iluminação

A terceira dica de como escolher a cor da casa é sobre iluminação.

Afinal, as cores mudam o “comportamento” com base na iluminação. Isso porque as luzes brancas iluminam e clareiam os tons, enquanto as luzes amarelas realçam e aquecem as cores.

Ainda, uma lâmpada colorida pode mudar completamente o tom de uma parede.

5. Tenha uma roda de cores à mão

A roda de cores é usada em arquitetura, design e moda, entre outras coisas. Ela ajuda a determinar quais combinações de cores são melhores e é composta por 12 cores. São três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.

Dentro da roda de cores, você pode ver quais cores são opostas umas às outras (cores complementares), quais estão próximas umas das outras (cores semelhantes) e muitas outras combinações. Aplicativos como Color Wheel e Pocket Color Wheel podem te ajudar a entender melhor a roda de cores.

6. Considere a localização do imóvel

Você está na cidade ou no campo? A escolha da cor será influenciada pelo ambiente residencial e pela natureza circundante.

7. Preste atenção ao acabamento

Há uma variedade de opções no mercado, logo, as texturas e acabamentos das tintas variam. Além dos segredos de cada produto.

Ou seja, não há como escolher a cor da casa sem considerar o acabamento do imóvel.

8. Simular pintura

O simulador de cores online é uma ferramenta para visualizar o resultado final. Existem diversos sites gratuitos e pagos com o objetivo de testar as cores antes de pintar.

9. Defina a área a ser desenhada

Decida se será um cômodo ou apenas uma parede. A segunda opção é provavelmente a mais segura. A transformação não é cara nem trabalhosa.

10. Encontre inspiração

Colete fotos do ambiente nas cores que você tem em sua mente. As referências da vida real lhe darão uma pista sobre as dimensões que você precisa e se a combinação de cores está correta.

Navegue sempre por sites e veja projetos de decoração que usam a cor como solução.

11. Peça ajuda aos especialistas

Se encontrar o tom ideal ainda te deixa em dúvida, contrate um arquiteto, designer de interiores ou um pintor para a realização do trabalho.

Ainda, no mercado há diversos cursos que são focados em ensinar sobre como fazer uma boa pintura.

Conclusão

Em suma, essas dicas de pintores são essenciais para que você aprenda como escolher a cor da casa.

Afinal, após a pintura, as cores estarão presentes por muitos meses.