domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 23:19:00
Vidraçaria Espelhos BH

Você já ouviu falar em armário cápsula? Ele é uma ótima alternativa para quem quer entrar em uma onda mais minimalista e consumir de forma mais consciente! Se você quer saber mais a respeito dessa tendência que vem ganhando cada vez mais espaço, acompanhe o nosso artigo!

O que este artigo aborda:

O consumo consciente

De uns tempos para cá, muita gente começou a se questionar se o consumo moderno está alinhado com os seus valores.

A verdade é que alguns anos antes, os padrões de consumo eram muito diferentes. Nós não tínhamos tantas lojas de fast fashion, que lançavam tendências a cada mês que rapidamente seriam consideradas bregas ou inadequadas.

Com tanta propaganda e tantos influenciadores digitais pregando o consumo desenfreado, muita gente começou a ir na direção contrária.

E se antes era preciso comprar para demonstrar algum status, agora estamos vendo o contrário: muita gente que já tem estabilidade financeira está se preocupando em gastar e consumir menos.

Como montar um armário cápsula

Com isso, notamos algumas tendências diferentes. Uma delas é o chamado slow fashion, que engloba a criação mais artesanal de roupas, seja através de técnicas como tricô e crochê ou através da costura feita em casa mesmo.

Além disso, outra tendência que estamos vendo demais por aí é a do armário cápsula.

O armário cápsula

O armário cápsula nada mais é do que separar um número específico de roupas que serão utilizadas na primavera – verão ou outono – inverno.

Normalmente você escolhe cerca de 10 a 20 peças que serão repetidas por toda a estação, e depois, quando iniciar o outono – inverno, por exemplo, você vai olhar as roupas que estavam guardadas e selecionar entre 10 a 20 peças para serem utilizadas nessas outras duas estações.

Isso ajuda a melhorar a criatividade, já que você precisa compor looks diferentes com as mesmas peças, e também desacelera um pouco o consumo, já que normalmente não são inseridas novas peças no decorrer da estação.

Outra tendência que tem tudo a ver com o armário cápsula é a de passar um determinado tempo sem adquirir nada novo.

Muita gente já se joga em um grande desafio e se propõe a ficar 1 ano inteirinho vivendo só com o que já tem, enquanto outras pessoas preferem um desafio mais compacto e escolhem apenas uma estação para evitar o consumo.

Como montar um armário cápsula

Como você vai ter um armário bem compacto, é importante escolher as roupas certas para compô-lo, caso contrário, você pode acabar não conseguindo, ficando desmotivada e se entregando às compras.

A primeira dica é escolher peças que você ama muito. Isso faz com que seja mais fácil combiná-las.

Outra dica bem interessante é não escolher peças muito coloridas, já que dificilmente você vai conseguir fazer muitas combinações inteligentes com elas depois.

Normalmente, quem faz o armário cápsula, acaba preferindo ter cerca de 2 a 3 peças coloridas, e o restante investir em tons que sejam mais neutros e fáceis de combinar entre si.

Um belo exemplo é se você é amante do cropped! Se você tem vários croppeds, tente selecionar pelo menos um cropped preto para compor o seu armário cápsula e escolher algum outro colorido.

E lembre-se de escolher calças, saias e shorts que façam sentido com esse item. Normalmente, quem usa croppeds, prefere utilizá-los com uma calça ou shorts com a cintura mais alta.

Se você só colocar itens de cintura baixa no seu armário cápsula, pode ser que você acabe não utilizando os croppeds e eles fiquem parados, te obrigando a ficar com um guarda-roupas ainda mais compacto.

1. Pense no seu dia a dia

Outro detalhe bem importante quando falamos de armário cápsula, é pensar no seu dia a dia. Afinal, você precisa ter itens que sirvam para o seu trabalho e para vestir também nos ambientes que você mais costuma frequentar, como por exemplo barzinhos ou churrascos.

Claro que caso surja algum evento específico que você precise de uma roupa diferente, você pode procurar nos outros itens do seu guarda-roupa ou até mesmo comprar, mas a ideia é que isso seja realmente uma exceção e não algo que você precisa fazer diariamente para conseguir se vestir bem.

2. Dicas para um iniciante

Na primeira vez que você montar um armário cápsula, esse exercício de pensar em todas as possibilidades e escolher as roupas pode ser um pouco mais complicado, então, não se prenda tanto a números. O recomendado é que você escolha cerca de 20 peças de roupa e sapatos, sem contar os acessórios, mas caso você ache que 20 é um número que está muito difícil de conseguir, comece com mais.

A ideia não é que isso se torne uma tortura para você, mas sim que se torne algo prazeroso de ser feito e que te ajude a repensar seus hábitos de consumo, além de te ajudar a conhecer mais o seu estilo e quais peças você realmente gosta.

O conteúdo "Como montar um armário cápsula" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Dicas em .

Pode ser do seu interesse

Investir em painéis solares vale a pena? Motivos e vantagens

Investir em painéis solares vale a pena? Motivos e vantagens

Tudo sobre box para banheiro blindex

Tudo sobre box para banheiro blindex

Quartos com tema de futebol: 5 dicas para decorar

Quartos com tema de futebol: 5 dicas para decorar

Como aplicar adesivo de parede: passo a passo prático

Como aplicar adesivo de parede: passo a passo prático

O que é surto elétrico? Como proteger sua casa

O que é surto elétrico? Como proteger sua casa

Marketing para vidraçaria: como atrair clientes para vidraçaria

Marketing para vidraçaria: como atrair clientes para vidraçaria