Vidraçaria em BH e região

Como montar um armário cápsula de 4 formas

Quer aprender como montar um armário cápsula? Ele é uma ótima alternativa para quem quer mais minimalismo e consumir de forma mais consciente.

O consumo consciente

De uns tempos para cá, muita gente começou a se questionar se o consumo moderno está alinhado com os seus valores.

A verdade é que alguns anos antes, os padrões de consumo eram muito diferentes. Nós não tínhamos tantas lojas de fast fashion que lançavam tendências a cada mês e rapidamente seriam consideradas bregas ou inadequadas.

Com tanta propaganda e influenciadores digitais pregando o consumo, muita gente começou a ir na direção contrária.

E se antes era preciso comprar para demonstrar algum status, agora estamos vendo o contrário. Ou seja, muita gente que já tem estabilidade financeira está se preocupando em gastar e consumir menos.

Como montar um armário cápsula

Com isso, nota-se algumas tendências diferentes. Uma delas é o chamado slow fashion, que engloba a criação mais artesanal de roupas, seja através de técnicas como tricô e crochê ou através da costura feita em casa.

Além disso, outra tendência é a do armário cápsula. Por isso, cabe que você veja como montar um armário cápsula.

Assim, você pode ter uma decoração minimalista para quarto de casal ou de solteiro.

O que é armário cápsula?

O armário cápsula nada mais é do que separar um número específico de roupas que serão usadas na primavera – verão ou outono – inverno.

Normalmente você escolhe cerca de 10 a 20 peças que serão repetidas por toda a estação, e depois, quando iniciar o outono – inverno, por exemplo, você vai olhar as roupas que estavam guardadas e selecionar entre 10 a 20 peças para serem utilizadas nessas outras duas estações.

Isso ajuda a melhorar a criatividade, já que você precisa compor looks diferentes com as mesmas peças.

Além disso, também desacelera o consumo, já que normalmente não são inseridas novas peças no decorrer da estação.

Outra tendência que tem tudo a ver com o armário cápsula é a de passar um determinado tempo sem adquirir nada novo.

Muitas pessoas se propõe a ficar 1 ano vivendo só com o que já tem, enquanto outras pessoas preferem um desafio mais compacto e escolhem apenas uma estação para evitar o consumo.

Contudo, é preciso saber como montar um armário cápsula de modo que este estilo de vida funcione.

Como montar um armário cápsula

Como você vai ter um armário bem compacto, é essencial escolher as roupas certas para compô-lo, caso contrário, você pode não conseguir, ficando desmotivado e se entregando às compras.

1. Escolha peças que você gosta muito

A primeira dica de como montar um armário cápsula é escolher peças que você ama muito. Isso faz com que seja mais fácil combiná-las.

2. Opte por cores mais neutras

Outra dica é não escolher peças muito coloridas, já que dificilmente você vai conseguir fazer muitas combinações inteligentes com elas depois.

Normalmente, quem faz o armário cápsula acaba preferindo ter cerca de 2 a 3 peças coloridas, e o restante investir em tons que sejam mais neutros e fáceis de combinar entre si.

Um belo exemplo é se você é amante do cropped. Logo, se você tem vários croppeds, tente selecionar pelo menos um cropped preto para compor o seu armário cápsula e escolher algum outro colorido.

E lembre-se de escolher calças, saias e shorts que façam sentido com esse item. Normalmente, quem usa croppeds, prefere usá-los com uma calça ou shorts com a cintura mais alta.

Se você só colocar itens de cintura baixa no seu armário cápsula, pode ser que você acabe não usando os croppeds e eles fiquem parados, te obrigando a ficar com um guarda-roupas ainda mais compacto.

3. Pense no seu dia a dia

Outro detalhe essencial sobre como montar um armário cápsula é pensar no seu dia a dia.

Afinal, você precisa ter itens que sirvam para o seu trabalho e para vestir nos ambientes que você mais costuma frequentar. Por exemplo, barzinhos ou churrascos.

Claro que caso surja algum evento específico que você precise de uma roupa diferente, você pode procurar nos outros itens do seu guarda-roupa ou até mesmo comprar.

Contudo, a ideia é que isso seja uma exceção e não algo que você precisa fazer todos os dias para conseguir se vestir bem.

4. Dicas para um iniciante

Por fim, na primeira vez que você montar um armário cápsula, esse exercício de pensar em todas as possibilidades e escolher as roupas pode ser um pouco mais complicado.

Então, não se prenda tanto a números. O recomendado é que você escolha cerca de 20 peças de roupa e sapatos, sem contar os acessórios.

Mas, caso você ache que 20 é um número que está muito difícil de conseguir, comece com mais.

A ideia não é que isso se torne uma tortura, mas sim que se torne algo prazeroso de ser feito e que te ajude a repensar seus hábitos de consumo, além de te ajudar a conhecer mais o seu estilo e quais peças você realmente gosta.