domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 22:24:58
Vidraçaria Espelhos BH

Se você está no processo de construção da sua casa, é essencial se preocupar em encontrar uma porta de madeira resistente à chuva e sol. Afinal de contas, a parte externa de uma casa está suscetível a todo tipo de intempérie.

Por isso, é ideal que a sua porta seja o mais resistente possível, o qual deve ocorrer durante a construção da casa ou do apartamento. No caso de ser uma casa, torna-se ainda mais essencial, haja vista que a porta de entrada vai estar ainda mais suscetível.

Então, não basta apenas escolher a porta de entrada pensando apenas na beleza ou em se adequar ao estilo da sua residência. É claro que isso também é importante, mas não é a única coisa a se pensar. Ela deve ser funcional e resistente.

Deve-se levar em consideração a segurança e a durabilidade, antes de qualquer outra coisa. Mas, sabendo que há uma série de opções, como escolher uma porta de madeira resistente à chuva e sol que se adeque a sua necessidade?

Inclusive, por questões estéticas, pode acontecer de uma porta ser confeccionada de materiais mistos. Então, a fim de facilitar a sua escolha, nos tópicos seguintes iremos falar com mais detalhe sobre esse assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Porta de madeira resistente à chuva e sol

O que este artigo aborda:

Qual porta de madeira pode molhar?

Ao falar sobre instalação de porta de madeira, é normal que você se sinta um pouco confuso a respeito de qual é a mais indicada para resistir a todas as intempéries. E a verdade é que a madeira é um tipo de material que flutua entre fragilidade e resistência.

Ainda que ela seja capaz de resistir em grande parte das situações, tende a não lidar muito bem com intempéries do tempo, isto é: chuva ou incidência solar, por exemplo. Por consequência, pode provocar inchaço e deixar a madeira escura.

Então, além de se ter uma porta resistente à chuva, ela também deve resistir ao sol. Porém, há algumas estratégias que podem manter ainda mais a qualidade das peças, ou ainda driblar alguns problemas. Aplicar verniz impermeabilizante é obrigatório.

Isso porque, ao fazer isso, impede com que a madeira absorva a umidade. Fora isso, é válido salientar que as portas pranchetas e sólidas não tem estrutura condizente com o ambiente externo. Abaixo, iremos falar sobre a porta de madeira resistente à chuva e ao sol. Confira.

Madeira maciça

Essa é uma porta de madeira que pode molhar e que, sem dúvidas, é o melhor material para porta de entrada, em especial se for para casa. Afinal de contas, a madeira maciça resiste muito bem não só às intempéries, mas a vários outros fatores, como:

  • Riscos;
  • Manchas;
  • Exposição ao sol;
  • Umidade decorrente de chuvas;
  • Corrosão devido ao sal em regiões litorâneas etc.

E isso só acontece devido a sua solidez, o que apresenta muito mais durabilidade e resistência, seja em casa ou apartamento. O melhor de tudo é o fato de ser um material muito bonito, capaz de deixar a sua casa muito mais bonita e elegante, ideal para ambientes rústicos.

Ademais, a madeira maciça é um ótimo isolante térmico e acústico, mas é ideal salientar que esse material requer manutenção anual, aplicando produtos diversos como vernizes e outras substâncias para eliminar pragas, como cupins.

Outra coisa a se atentar é ficar de olho na idoneidade do fabricante, uma vez que não tem como prevenir ou solucionar empenamentos. Em relação às portas que são folheadas, utilize-as apenas em ambientes internos.

Madeira com detalhes em ferro

Outra porta resistente a chuva e sol são as que possuem alguns detalhes em ferro, a qual também é uma variação estética que pode se adequar melhor a determinados tipos de ambientes. Na grande maioria das vezes, são portas clássicas e bem elegantes.

Ou seja, detém um visual mais sofisticado e requintado à entrada da casa. Em relação a manutenção, deve ser mais frequente, uma vez que o ferro pode ter ferrugem caso seja exposto à umidade, como chuvas constantes.

Uma boa ideia é mesclar o estilo clássico ao rústico, aliando a porta em uma parede de tijolos, formando um arco no alto, por exemplo. Assim, traz uma ótima versatilidade estética da madeira e também na composição de outros materiais e cores.

Madeira com ferro e vidro

A madeira maciça é tão versátil que é possível combinar com mais de um material, apenas para se adaptar às necessidades ou gosto do dono da casa. No caso de ser um projeto estilo rústico, a porta de entrada com folha dupla e molduras em madeira maciça acaba tendo um ótimo visual.

Fora isso, é possível obter algumas janelas de vidro e grades de ferro na parte de cima de cada folha. O intuito, nesse caso, é de aproveitar ao máximo a luz natural, além de integrar o espaço da entrada à parte externa.

Em relação às grades de ferro, elas são delicadas, o que não obstrui as vidraças mas que, ao mesmo tempo, protege a porta.

Porta de madeira é resistente à chuva e sol?

Sabendo que há vários outros materiais de porta, é comum que você se questione se a porta de madeira resistente à chuva e ao sol é de fato a melhor escolha. Quanto a isso, saiba que principalmente a madeira maciça, provém de organismos vivos.

Em razão disso, tem diversas particularidades. A expansão e contração da madeira é algo em comum, sendo o coeficiente de absorção da água alto e é capaz de danificar o material. Mas, caso tenha uma rotina periódica para passar verniz, a porta se torna ainda mais resistente.

O conteúdo "Qual a melhor porta de madeira resistente à chuva e sol?" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Externo em . Conteúdo atualizado em .

Pode ser do seu interesse

Janela de vidro: tipos, blindex e preço

Janela de vidro: tipos, blindex e preço

Fachada de ACM: o que é, vantagens e preço

Fachada de ACM: o que é, vantagens e preço

Cortina de vidro: quanto custa e qual melhor tipo

Cortina de vidro: quanto custa e qual melhor tipo

Tudo sobre aspiração central

Tudo sobre aspiração central

Pele de vidro: o que é, vantagens e preço

Pele de vidro: o que é, vantagens e preço

Seguro de casa: preços, opções e como contratar

Seguro de casa: preços, opções e como contratar