domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 21:16:13
Vidraçaria Espelhos BH

Primeiramente, se numa reforma você pensa na substituição de janelas de casa, que não seja por falta de tempo ou falta de conhecimento que você vai errar na escolha das novas janelas.

Além disso, o mesmo vale para apartamentos e imóveis comerciais.

Falamos com a spacelovers, um atelier de arquitetos especialistas em reformas e unimos as 5 dicas essenciais para você acertar na escolha dos tipos de janelas e dos vidros para a sua casa.

O que este artigo aborda:

5 dicas de arquitetos para substituição de janelas de casa

Veja as principais dicas de arquitetos quando o assunto é substituição de janelas.

1. Escolher o caixilho

Em suma, o caixilho em madeira foi o primeiro material usado como caixilharia.

Substituição de janelas de casa

Já no início do século XX, por via da industrialização, o aço começou a ser usado na produção de caixilhos.

Algum tempo depois vieram o alumínio e o PVC, os materiais mais usados hoje em dia em projetos arquitetônicos.

Nas nossas casas é muito comum a caixilharia de PVC, que permite, com menor custo, atingir melhores resultados.

Dependendo da configuração e dimensão do vão do vidro e do sistema de abertura das folhas de janelas, o alumínio pode ser o mais indicado.

Sempre que procurar uma menor espessura de caixilho, o alumínio é a decisão certa a tomar. Por este motivo, muitas pessoas buscam formas de como substituir janelas de madeira por alumínio.

2. Escolha o tipo de vidro para substituição de janelas

O vidro de uma janela ocupa em média 80% da superfície da mesma, logo, interfere muito no que diz respeito ao isolamento térmico da janela.

Para o vidro, é essencial citar que as características técnicas são muito relevantes por vários fatores, como:

  • Proteção solar: a incidência solar em certas áreas envidraçadas tem um impacto enorme na temperatura do interior. Assim, dependendo da sua orientação solar e localização geográfica, pode ser preciso garantir dispositivos ativos ou garantir pelo vidro, subcapas que auxiliem na retenção do calor, na reflexão e não perder a entrada de luz;
  • Proteção térmica: em ambientes frios, escolher um vidro com boa resposta pode traduzir-se em garantir um menor consumo de energia e com isso economizar energia em casa;
  • Proteção acústica: a escolha do vidro pode funcionar como um atenuante acústico, para tal, importa escolher vidros com capacidade de redução de dB, que podem ser essenciais em janelas viradas para uma rua muito movimentada, por exemplo. O uso de vidro laminado intercalado com PVB acústico em vidro duplo com câmara de ar (de gás árgon, por exemplo) pode ser uma opção não só para a redução de ruído, mas, também para a performance térmica.

3. Evite pontes térmicas

Mesmo que o vidro e os caixilhos sejam os mais adequados às necessidades da sua habitação e sobretudo em reformas, têm sempre pontos mais frágeis na construção que poderão implicar no resultado geral e até gerar problemas no seu imóvel.

Como exemplo referimos às caixas de estore que antigamente eram projetadas sem isolamento, de modo que o frio, a humidade, a poluição ou o ruído passam para o interior através delas.

Por isso, não adianta escolher uma janela de vidro se mantiver problemas na sua fachada.

Para dar resposta a esta questão, existem no mercado de materiais de construção as caixas de estore isolantes que oferecem uma solução mais eficiente.

4. Contrate um vidraceiro profissional para substituição de janelas

A instalação de caixilho tem o seu risco de segurança, pois, muitas vezes fazemos obras em edifícios com vários pisos. Assim, nem todo mundo está apto a instalar janelas de forma correta e seguro.

Além disso, não pode esquecer que as janelas são parte integrante de fachadas e, por esse motivo, são o charme externo da sua habitação.

Logo, garantir que as janelas serão bem instaladas significa que a performance energética e até a durabilidade às intempéries deve ser garantida.

Lembre-se que as janelas são elementos de que têm garantia, então, não seja pela instalação que vai perder esse benefício tão essencial. Pois, as infiltrações de uma janela mal instalada podem afetar os seus vizinhos.

5. Pense no Layout

As fachadas dos edifícios são partes comuns e parte da estrutura do edifício, por isso, pertencem ao condomínio.

Neste sentido, a alteração dos vãos deve ser muito criteriosa no que tange o projeto arquitetônico.

Além disso, deve-se manter a homogeneidade do desenho geral de forma a respeitar todos os vizinhos e o edifício.

Melhorar o seu conforto e com reduzir o consumo de energia são pontos essenciais, mas, devemos evitar o desequilíbrio arquitetônico.

Por isso, é aconselhável pedir autorização ao síndico do condomínio, evitando queixas que possam dar origem a embargos e multas.

Conclusão

Em suma, a substituição de janelas de casa, apartamento ou imóvel comercial faz parte de obras e reformas.

Mas, para que os resultados sejam os melhores possíveis, o ideal é contratar profissionais, como: arquitetos, decoradoras, pedreiros e vidraceiros.

Afinal, uma única janela faz parte da composição do ambiente e da decoração.

Por fim, se você buscava saber como substituir janela de madeira por janela de alumínio, siga estas dicas para acertar no seu projeto.

Para saber mais, veja o vídeo do canal SOS na Construção.

O conteúdo "Substituição de janelas de casa: 5 dicas de arquitetos" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Externo em . Conteúdo atualizado em .

Pode ser do seu interesse

Cortina de vidro: quanto custa e qual melhor tipo

Cortina de vidro: quanto custa e qual melhor tipo

Janela de vidro: tipos, blindex e preço

Janela de vidro: tipos, blindex e preço

O que é fechamento de área com vidro

O que é fechamento de área com vidro

Tudo sobre box para banheiro blindex

Tudo sobre box para banheiro blindex

Banheiro com decoração preta: dicas fundamentais

Banheiro com decoração preta: dicas fundamentais

Película para vidro residencial e comercial: bloqueio de luz e calor

Película para vidro residencial e comercial: bloqueio de luz e calor