Vidraçaria em BH e região

Tudo sobre aspiração central e 7 benefícios

Se você conhece o sistema de aspiração central, sabe que ele é capaz de deixar o seu dia a dia muito mais prático.

Afinal, por intermédio do sistema de aspiração central, fica viável possível aspirar toda a sujeira da sua casa ou apartamento para a central.

Ou seja, limpar a casa rápido nunca foi tão fácil. Ainda que se pareça bastante com um aspirador, a verdade é que ele é muito mais eficiente e automatizado.

Dessa forma, enquanto você faz outras atividades na sua casa, a aspiração central se concentra em fazer todo o trabalho de manter a sua casa organizada e limpa.

Fora isso, vale salientar o fato de que o sistema de aspiração central é muito mais potente do que os aspiradores comuns, além de ser muito mais prático.

Aspiração central

Mas será que vale a pena investir em aspiração central? Quais são as vantagens que ele é capaz de oferecer para a sua residência? Como é o seu funcionamento e por quais razões você deveria investir na aspiração central, e não nos moldes mais comuns?

O que é aspiração central?

Em suma, a aspiração central residencial nada mais é do que uma tecnologia composta por tomadas fixas, sendo possível plugar uma mangueira e aspirar toda a sujeira da sua casa para a central.

A mangueira para aspiração central tem uma potência muito maior do que as de aspiradores comuns, além de promover a qualidade do ar e tornar a limpeza ainda mais rápida e prática.

A grande maioria das pessoas não percebe o quanto a qualidade do ar é capaz de impactar de forma direta as nossas vidas. Mesmo porque são diversas as doenças que tem como agente causador algumas bactérias presentes no ar.

No entanto, a partir do momento que a central de aspiração fica do lado de fora da casa, todas as impurezas que o filtro não consegue reter, ficam fora de alcance.

Sendo assim, a aspiração central para casa acaba se tornando uma excelente maneira de garantir a saúde respiratória.

Inclusive, de acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia nos EUA, o sistema de aspiração com filtração de alta eficiência é capaz de reduzir em até 48% todas as concentrações médias de partículas finas.

Logo, também é capaz de diminuir em 31% as concentrações de partículas grossas que ficam dentro de casa. Portanto, investir em aspiração central para apartamento é uma questão de saúde.

Como funciona a aspiração central?

Primeiramente, é preciso ter a infraestrutura para aspiração central. Mesmo porque, como o nome sugere, é preciso ter uma central com um motor.

E isso acontece porque é ele quem será o responsável por gerar a sucção, e um sistema de filtragem, o qual é responsável por reter as partículas de pó e sujeira que serão sugadas.

No entanto, essa central não toma tanto espaço, já que pode ter uma dimensão de cerca de 50 centímetros de altura e 30 de largura.

Ademais, na grande maioria das vezes a sua posição é em um local longe da sala e dos quartos, como garagem, depósito ou lavanderia.

Além do motor para aspiração central, as tomadas também precisam ficar em locais estratégicos, já que são os pontos de aspiração.

Pois, o tubo para aspiração central é conectado às tomadas que, por sua vez, é conectado à central.

Então, quando quiser aspirar a casa, basta conectar a mangueira em uma das tomadas e dar início a limpeza.

A depender do sistema, a mangueira pode ser retrátil ou guardada na própria tubulação, sendo um modelo ideal para casas ou apartamentos menores, já que economiza espaço.

Fora isso, como há o kit de aspiração central, uma outra opção é guardar a mangueira junto com os demais kits de limpeza em uma mala.

Dessa forma, pode ser facilmente levada para qualquer ambiente que seja aspirado.

Quais são os acessórios da aspiração central?

Existem vários acessórios para aspiração central, bem como escovas que permitem a limpeza de cortinas, sofás, persianas e objetos mais delicados, como teclados de computador.

No entanto, também pode vir com ferramentas que oferecem uma limpeza mais profunda, se desejar.

Em relação ao comprimento da mangueira, varia conforme o sistema, sendo que os mais comuns possuem entre 9 e 11 metros.

Ademais, é válido destacar que a aspiração central com pouca força não é uma realidade, visto que ele é muito superior quando comparado a um aspirador convencional.

Assim que se aspira a sujeira, ela corre por toda a tubulação dentro da parede até chegar na central.

E, lá, se acumula. Por essa razão, é preciso ter sacos para aspiração central, onde, de tempos em tempos, é só jogar fora.

No entanto, há sistemas em que a mangueira fica guardada na parede e o filtro é autolimpante. Ou seja, não requer troca.

Nos momentos que precisa de troca, a manutenção é bem simples, sendo que o tempo de substituição varia entre 3 a 12 meses, a depender do tipo de sujeira que se aspira.

Quais são os benefícios do sistema de aspiração central?

Muita gente não sabe, mas uma casa de 150 a 200 m2 produz uma média de 20kg de poeira por ano. E toda essa poeira contém uma infinidade de ácaros, bactérias, pólen, esporos de fungos, etc.

Toda essa poeira pode gerar uma série de problemas, sendo que na grande maioria das vezes os aspiradores de pó portáteis mais atrapalham do que ajudam.

Isso porque, ao limpar a sujeira que acumula no aparelho, eles tendem a retornar ao ambiente em pior condição. Mas, com o aspirador central, o ar não recircula, apenas leva a sujeira direto para fora da casa.

Portanto, a aspiração central melhora a qualidade do ar em ambientes internos, o que, por consequência, reduz sintomas de rinite e demais alergias.

Fora isso, a aspiração central oferece as seguintes vantagens:

  1. Devido a energia de baixa tensão e consumo, promove maior segurança e economia;
  2. Baixo ruído;
  3. Prático e leve;
  4. Maior eficiência;
  5. Economia de tempo;
  6. Valorização do imóvel;
  7. Ótimo custo-benefício e assistência técnica permanente.

A aspiração central vale a pena?

Não há dúvidas de que o sistema de aspiração central vale a pena. Afinal de contas, ele é muito mais potente e confere uma série de vantagens.

Além de ser até 5 vezes mais potente que um aspirador de pó comum, pois, todos os demais componentes das centrais são muito mais robustos e duráveis.

Ademais, a aspiração central não recircula o ar no ambiente aspirado. Esse é o ar aspirado que passa pelo filtro e pelo motor antes de ser devolvido ao ambiente. E isso causa alguns males.

No entanto, as centrais de aspiração podem ter um sistema duplo de filtragem, o que retém a sujeira grossa e as partículas finas.

No entanto, ainda que alguma partícula de ar não seja filtrada, o ar que foi aspirado não irá voltar ao ambiente aspirado, ele é apenas expelido no local em que a central de aspiração está instalada, longe das áreas de convívio.

Ou seja, você não corre risco de ter algum problema por conta de ar aspirado. Fora isso, devido a toda facilidade que ele oferece, comprar um sistema de aspiração central compensa.

Qual o melhor lugar para colocar um sistema de aspiração central?

O ideal é que ele fique em um local não muito visível, como varanda, porão, garagem, lavanderia, etc.

Além disso, como ele é silencioso, você não terá problemas com barulho.

Qual o preço de um sistema de aspiração central?

O preço do sistema de aspiração central varia de acordo com cada projeto.

Mas, em média, um sistema para uma residência com área aspirável de 300 a 500m2 custa em torno de R$15.000,00.

Conclusão

Em suma, o sistema de aspiração central é uma excelente alternativa para aqueles que querem investir em praticidade a prezam pelo bem-estar.

Afinal de contas, é uma excelente opção devido ao seu custo-benefício, já que é uma forma de manter a qualidade do ar.