domingo, 7 de agosto de 2022 - 07/08/2022 21:29:39
Vidraçaria Espelhos BH

Você já ouviu falar a respeito do sistema de aspiração central? A verdade é que ele é capaz de deixar o seu dia a dia muito mais prático.

Mesmo porque, por intermédio de um sistema de aspiração central, acaba sendo possível aspirar toda a sujeira da sua casa ou apartamento para um central.

Ou seja, manter a sua casa limpa nunca foi mais fácil. Ainda que se pareça bastante com um aspirador, a verdade é que ele é muito mais eficiente e automatizado.

Dessa forma, enquanto você faz outras atividades na sua casa, a aspiração central se concentra em fazer todo o trabalho de manter a sua casa organizada e limpa.

Fora isso, não podemos deixar de salientar o fato de que o sistema de aspiração central é muito mais potente do que os aspiradores comuns, além de ser muito mais prático.

Aspiração central

Mas será que realmente vale a pena investir em aspiração central? Quais são as vantagens que ele é capaz de oferecer para a sua residência?

Ou, como é o seu funcionamento e por quais razões você deveria investir na aspiração central, e não nos moldes mais comuns?

O que este artigo aborda:

O que é aspiração central?

Em suma, a aspiração central residencial nada mais é do que uma tecnologia composta por tomadas fixas, onde é possível plugar uma mangueira e aspirar toda a sujeira da sua casa para a central.

É válido salientar que a mangueira para aspiração central tem uma potência muito maior do que as de aspiradores comuns, além de promover a qualidade do ar e tornar a limpeza ainda mais rápida e prática.

Ademais, a aspiração central é um sistema de aspiração que é composto por tomadas fixas e que são espalhadas pelas paredes de uma casa, onde é possível plugar uma mangueira e aspirar a sujeira para uma central, que fica em um local reservado, distante de onde toda a limpeza é feita.

A grande maioria das pessoas não percebe o quanto a qualidade do ar é capaz de impactar de forma direta as nossas vidas. Mesmo porque são diversas as doenças que tem como agente causador algumas bactérias presentes no ar.

No entanto, a partir do momento que a central de aspiração fica do lado de fora da casa, todas as impurezas que o filtro não consegue reter, ficam fora de alcance.

Sendo assim, a aspiração central para casa acaba se tornando uma excelente maneira de garantir a saúde respiratória.

Inclusive, de acordo com um estudo feito pela Universidade da Califórnia, EUA, o sistema de aspiração com filtração de alta eficiência é capaz de reduzir em até 48% todas as concentrações médias de partículas finas.

No entanto, também é capaz de diminuir em 31% as concentrações de partículas grossas que ficam dentro de casa. Portanto, investir em aspiração central para apartamento é uma questão de saúde.

Como funciona a aspiração central?

Primeiro de tudo, é interessante que você saiba que existe toda uma infraestrutura para aspiração central. Mesmo porque, como o nome sugere, é preciso ter uma central composta por motor.

E isso acontece porque é ele quem será o responsável por gerar a sucção, e um sistema de filtragem, o qual é responsável por reter as partículas de pó e sujeira que serão sugadas.

No entanto, essa central não toma tanto espaço, já que pode ter uma dimensão de cerca de 50 centímetros de altura e 30 de largura.

Ademais, na grande maioria das vezes a sua posição é em um local longe da sala e dos quartos, como garagem, depósito ou lavanderia.

Além do motor para aspiração central, as tomadas também precisam ficar em locais estratégicos, já que são os pontos de aspiração.

Mesmo porque o tubo para aspiração central é conectado às tomadas que, por sua vez, é conectado à central.

Mas, quando quiser aspirar a casa, é só conectar a mangueira em uma das tomadas e dar início a limpeza. A depender do sistema, a mangueira pode ser retrátil ou guardada na própria tubulação, sendo um modelo ideal para casas ou apartamentos menores, já que economiza espaço.

Fora isso, como há o kit de aspiração central, uma outra opção é guardar a mangueira junto com os demais kits de limpeza em uma mala. Dessa forma, pode ser facilmente levada para qualquer ambiente que seja aspirado.

Quais são os acessórios da aspiração central?

Há vários acessórios para aspiração central, bem como escovas que permitem a limpeza de cortinas, sofás, persianas ou até objetos mais delicados, como teclados de computador.

No entanto, também pode vir com ferramentas que oferecem uma limpeza mais profunda, se desejar. Em relação ao comprimento da mangueira, varia conforme o sistema, sendo que os mais comuns possuem entre 9 e 11 metros.

Ademais, é válido destacar que a aspiração central com pouca força não é uma realidade, visto que ele é muito mais superior do que um aspirador convencional. Assim que se aspira a sujeira, ela corre por toda a tubulação dentro da parede até chegar na central.

E, lá, acumula. Por essa razão, é preciso ter sacos para aspiração central onde, de tempos em tempos, é só jogar fora.

No entanto, há sistemas em que a mangueira fica guardada na parede e o filtro é autolimpante. Ou seja, não requer troca.

Nos momentos que precisa de troca, a manutenção é bem simples, sendo que o tempo de substituição varia entre 3 a 12 meses, a depender do tipo de sujeira que se aspira.

Quais os benefícios do sistema de aspiração central?

Agora que você já entendeu melhor a respeito da aspiração central, é provável que queira saber sobre as vantagens e desvantagens, certo?

Muita gente não sabe, mas uma casa de 150 a 200 m2 produz uma média de 20 kg de poeira por ano. E toda essa poeira contém uma infinidade de ácaros, bactérias, pólen, esporos de fungos etc.

E toda essa poeira pode gerar uma série de problemas, sendo que na grande maioria das vezes os aspiradores de pó portáteis mais atrapalham do que ajudam.

Isso porque, ao limpar a sujeira que acumula no aparelho, eles tendem a retornar ao ambiente em pior condição. Mas, com o aspirador central, o ar não recircula, apenas leva a sujeira direto para fora da casa.

Portanto, a aspiração central melhora a qualidade do ar em ambientes internos o que, por consequência, reduz sintomas de rinite e demais alergias. Fora isso, a aspiração central oferece as demais vantagens:

  1. Devido a energia de baixa tensão e consumo, promove maior segurança e economia;
  2. Baixo ruído;
  3. Prático e leve;
  4. Maior eficiência;
  5. Economia de tempo;
  6. Valorização do imóvel;
  7. Ótimo custo-benefício e assistência técnica permanente.

A aspiração central vale a pena?

Não há dúvidas de que o sistema de aspiração central vale a pena. Afinal de contas, como você pôde notar, ele é muito mais potente e confere uma série de vantagens.

Além de ser até 5x mais potente que um aspirador de pó comum, todos os demais componentes das centrais são muito mais robustos e duráveis.

Ademais, não podemos deixar de citar que a aspiração central não recircula o ar no ambiente aspirado. Você sabe aquele ar quente que sai dos aspiradores portáteis?

Então, esse é o ar aspirado que passa pelo filtro e pelo motor antes de ser devolvido ao ambiente. E isso causa alguns males.

No entanto, as centrais de aspiração podem ter um sistema duplo de filtragem, o que retém a sujeira grossa e as partículas finas.

No entanto, ainda que alguma partícula de ar não for filtrada, o ar que foi aspirado não irá voltar ao ambiente aspirado, ele apenas é expelido no local em que a central de aspiração foi instalada, longe das áreas de convívio.

Ou seja, você não corre risco de ter algum problema por conta de ar reaspirado. Fora isso, devido a toda facilidade que ele oferece, também acaba valendo muito a pena.

A aspiração central elimina a necessidade de carregar o aspirador, inclusive a mangueira, tem uma sucção até 5x mais forte e ainda é capaz de eliminar 100% da poeira e dos ácaros dos ambientes internos, como salas e quartos. Assim, reduz os sintomas de alergia.

Qual o melhor lugar para colocar um sistema de aspiração central?

O ideal é que ele fique em um local não muito visível, como varanda, porão, garagem, lavanderia etc. E como ele é silencioso, você não terá problemas com barulho.

Qual o preço de um sistema de aspiração central?

Pode variar de acordo com cada projeto. Mas, em média, um sistema para uma residência com área aspirável de 300 a 500m2 custa em torno de R$15 mil.

Conclusão

Como você pôde notar, o sistema de aspiração central é uma excelente alternativa para aqueles que querem investir em praticidade a prezam pelo bem-estar.

Afinal de contas, é uma excelente opção devido ao seu custo-benefício, já que é uma forma de manter a saúde em dia.

O conteúdo "Tudo sobre aspiração central" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Limpeza em . Conteúdo atualizado em .

Pode ser do seu interesse

Vidro fotovoltaico: o que é, como funciona e qual o preço

Vidro fotovoltaico: o que é, como funciona e qual o preço

10 dicas de decoração para quarto pequeno

10 dicas de decoração para quarto pequeno

Por que apartamento na planta é mais barato? Descubra agora

Por que apartamento na planta é mais barato? Descubra agora

Piso acústico para apartamento: chega de barulho

Piso acústico para apartamento: chega de barulho

Telhado de vidro

Telhado de vidro

Como aplicar adesivo de parede: passo a passo prático

Como aplicar adesivo de parede: passo a passo prático