terça-feira, 28 de junho de 2022 - 28/06/2022 09:05:31
Vidraçaria Espelhos BH

O conteúdo "Investir em painéis solares vale a pena? Motivos e vantagens" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Sustentabilidade em .


A cada ano que passa, investir em painéis solares vale a pena cada vez mais, por isso vêm se tornando mais comuns.

Em razão disso, muitas pessoas e empresas cogitam a possibilidade de fazer esse tipo de investimento em seus imóveis.

É bem provável que você já tenha se questionado se realmente vale a pena. Afinal de contas, de todas as objeções, a mais comum diz respeito ao fato de o valor inicial dos painéis solares serem bem altos.

Muitas pessoas ficam em dúvida se compensa instalar um sistema de energia fotovoltaica em um imóvel.

Então, antes de fazer esse investimento, deve-se investigar bastante.

Painéis solares vale a pena

O que este artigo aborda:

Investir em painéis solares vale a pena?

A verdade é que a energia solar estabelece uma série de benefícios. Afinal de contas, estamos falando de uma opção sustentável e econômica. Além do mais, devido a sua eficiência, torna a sua instalação muito simples, a qual pode reduzir o custo de energia elétrica em até 95%.

Ademais, esse é um mercado que está numa crescente ascensão, a qual mostra um grande crescimento e margem de lucro. Essa é uma das razões pelas quais esse tipo de sistema vem sendo amplamente instalado em casa, comércio ou indústria.

Porque, além de todo o ganho econômico que se tem, o seu imóvel acaba valorizando ainda mais também. Mas o que realmente é um sistema de energia solar? Em suma, nada mais é que uma forma de produzir energia elétrica por meio da captação da luz do sol.

E essa é a razão pela qual esse sistema não gera impactos ambientais. Mas como os painéis solares funcionam? Da seguinte forma: durante o dia, os painéis captam a luz do sol, os quais são responsáveis por gerar a energia que será transportada para o inversor solar.

No inversor, deve-se converter a energia para as devidas características da rede elétrica. Isto é, passa da corrente contínua para alternada, o que a torna própria para consumo.

Por que instalar painéis solares vale a pena?

O principal motivo de o investimento em painéis solares valer a pena diz respeito ao fato de serem responsáveis por fazer com que você economize até 95% dos seus gastos com a conta de luz.

Assim, você economiza energia em casa, ou na empresa. O melhor é que a energia fotovoltaica pode ser instalada em qualquer tipo de imóvel.

Ademais, esse sistema de energia elétrica conta com a proteção contra a inflação energética por mais de 25 anos.

Esse é o motivo de empresas e pessoas físicas terem começado a investir em energia solar.

Fora isso, outros motivos que fazem com que ele valha a pena, é devido às seguintes aos motivos abaixo.

1. Custo-benefício

De fato, não há como deixar de falar do alto custo para adquirir esse tipo de sistema. No entanto, ao colocar todas as contas na ponta do lápis, chega-se à conclusão de que é uma ótima alternativa em relação ao seu custo-benefício.

Isso devido ao fato de os painéis fotovoltaicos terem uma vida útil de pelo menos 25 anos.

Isso quer dizer que é possível obter o retorno do investimento dentre os 6 primeiros anos, além das diversas outras vantagens que ele é capaz de oferecer.

Ademais, não podemos deixar de falar que o custo para fazer as manutenções é baixo, o que não vai afetar no seu orçamento.

Afinal, em relação a limpeza e higienização, na grande maioria das vezes a própria chuva é capaz de fazer isso.

Então, levando em conta a alta durabilidade, fácil instalação e baixo custo de manutenção, o custo-benefício é algo que faz com que os painéis solares valham a pena.

2. Viabilidade financeira da energia solar fotovoltaica

É possível que você ainda não tenha a quantia necessária para investir em energia solar e, se esse for o caso, saiba que há outras opções.

Afinal, a fim de popularizar esse sistema, hoje em dia há algumas linhas de financiamento que podem lhe ajudar nesse processo.

E, de novo, não podemos deixar de falar sobre a possibilidade de ter o retorno sobre o investimento entre 4 e 6 anos, haja vista que vai lhe proporcionar até 95% de economia na conta de luz por pelo menos 25 anos.

Isso quer dizer que será possível quitar o financiamento antes de ter que instalar outro sistema.

3. Energia solar x concessionária

A princípio, pode aparentar ser um processo difícil de decidir se vale a pena investir em energia solar ou é melhor continuar pagando por energia elétrica à concessionária.

Porém, a realidade é que essa é uma conta bem simples de se fazer.

Pois, é só levar em consideração os pontos positivos e os negativos de cada um. Ou seja, analisar o seu investimento em economia e averiguar as questões ambientais para, então, optar pela alternativa que melhor se adequa ao seu imóvel.

Para saber mais, veja o vídeo do canal CanalJMS.

1

Pode ser do seu interesse

Porta de vidro

Porta de vidro

Decorar apartamento pequeno

Decorar apartamento pequeno

Espelhos

Espelhos

Fechamento de pia em vidro

Fechamento de pia em vidro

Como organizar mudança: 6 dicas de profissionais

Como organizar mudança: 6 dicas de profissionais

Janela de vidro

Janela de vidro