terça-feira, 28 de junho de 2022 - 28/06/2022 09:54:12
Vidraçaria Espelhos BH

O conteúdo "Vidro temperado" foi feito por Vidraçaria Espelhos BH e distribuído por Vidraçaria Espelhos BH na categoria Segurança em . Conteúdo atualizado em .


Se você procura por materiais que oferecem maior resistência e durabilidade, uma boa opção é o vidro temperado. Para se ter uma ideia, esse tipo de vidro pode ser até 5 vezes mais resistente do que o vidro comum.

Esse vidro pode ser submetido a variações bruscas de temperatura. No que diz respeito a sua aplicabilidade, ele costuma ser empregado em diversas partes de um projeto, como:

  • Porta de vidro;
  • Janela de vidro;
  • Telhado de vidro;
  • Box para banheiro;
  • Fechamento de pia em vidro;
  • Muro de vidro.

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos o que é o vidro temperado, como ele funciona e para que serve. Indicamos também as vantagens e desvantagens desse tipo de material. Confira abaixo!

O que este artigo aborda:

O que é vidro temperado?

Em linhas gerais, podemos dizer que esse é um tipo de vidro que passa por um tratamento térmico específico com o objetivo de reforçá-lo.

Esse tratamento consiste em colocar o material em condições de bruscas mudanças de temperatura, de modo a propiciar a expansão e a compressão das faces externas e internas do vidro.

Vidro temperado

Usualmente, esse processo se utiliza de fornos de têmpera. Já a matéria-prima utilizada costuma ser o vidro convencional.

Como funciona o vidro temperado?

Conforme já mencionamos, esse tipo de vidro é conhecido por sua durabilidade e boa vida útil.

Ademais, o vidro temperado suporta altas temperaturas, embora não seja recomendado para utilização em portas corta-fogo.

O funcionamento desse tipo de material em situações de acidente é outro de seus diferenciais.

De fato, em casos de acidentes, o vidro temperado costuma se estilhaçar em pequenos fragmentos não cortantes, o que o torna mais seguro do que o vidro convencional.

Para que serve o vidro temperado?

São muitas as aplicações desse tipo de vidro. A seguir, veja alguns lugares onde ele pode ser empregado:

  • Janela de vidro temperado;
  • Porta de vidro temperado;
  • Vidro temperado ou laminado para sacada.

Além disso, você pode utilizar o vidro temperado ou Blindex em boxes de banheiros, fachadas, garagens e em muitas outras partes do seu projeto.

Há, ainda, o vidro temperado laminado, recomendado para aplicação em locais de um projeto que contenham vigas e pilares.

Esse tipo de vidro é ideal para locais com muita poluição sonora, haja vista que ele propicia um isolamento acústico maior do que o dos vidros convencionais.

Vantagens e desvantagens do vidro temperado

Além de proporcionar mais segurança e durabilidade devido a suas características, alguns tipos de vidro temperado também podem proteger contra raios ultravioletas.

Ademais, existe a possibilidade de implementar ferragens para o vidro temperado, o que evita a utilização de caixilhos.

Outra vantagem desse tipo de vidro é o fato de ele ser translúcido, o que favorece o aproveitamento da luz natural e a economia de energia.

No que diz respeito às desvantagens, a mais notável é o fato de o vidro temperado ser um material que não admite alterações depois de fabricado.

De fato, cortes para aplicação de hastes ou parafusos devem ser feitos antes de o material ser submetido à têmpera, caso contrário pode ser causado o total estilhaçamento da peça.

Vidros temperados: mais resistência e segurança para seu projeto

Podemos concluir que esse material possui uma boa vida útil, além de proporcionar mais resistência a impactos. Ademais, em casos de acidentes, esse vidro proporciona menos riscos de cortes e lesões.

Isso porque o vidro temperado costuma se estilhaçar em situações de impacto mais forte. Por conta dessas propriedades, recomendamos sem hesitar que você adote esse tipo de vidro em seu projeto.

Qual o preço do vidro temperado?

Quanto ao preço, este vai depender da espessura do vidro em questão. Você pode encontrar esse tipo de material com as seguintes espessuras:

  • 4 mm;
  • 6 mm;
  • 8 mm;
  • 10 mm.

Os vidros mais espessos costumam ser os mais caros. Outro detalhe importante é que o valor das peças costuma ser calculado a depender do tamanho do metro quadrado solicitado pelo cliente.

Ademais, alguns tipos de vidro temperado podem ter preços diferenciados, tal como é o caso dos vidros temperados Blindex.

Onde comprar vidro temperado?

A nossa vidraçaria é especializada na fabricação e instalação de vidros temperados em Belo Horizonte e região metropolitana.

1

Pode ser do seu interesse

Vidro estrutural: dicas de especialistas

Vidro estrutural: dicas de especialistas

Substituição de janelas de casa: 5 dicas de arquitetos

Substituição de janelas de casa: 5 dicas de arquitetos

Película para vidro residencial e comercial: bloqueio de luz e calor

Película para vidro residencial e comercial: bloqueio de luz e calor

Fechamento de pia em vidro

Fechamento de pia em vidro

Muro de vidro blindex

Muro de vidro blindex

Vidro fotovoltaico: o que é, como funciona e qual o preço

Vidro fotovoltaico: o que é, como funciona e qual o preço