A utilização do vidro remonta à Antiguidade, cerca de 7000 anos antes de Cristo.
Atualmente, esse material está por toda parte, sendo muito útil nos mais diversos contextos. De fato, ele é aplicado na fabricação de diversos utensílios essenciais.
Ademais, com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram também diversos tipos de vidro, tais como o jateado, o temperado, o laminado e os coloridos. Com isso, a aplicabilidade desse material também se tornou mais abrangente.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é o vidro e do que ele é feito. Mostramos ainda quais são os principais tipos de vidro e o preço que se paga pela compra desse material. Confira!
O que este artigo aborda:
- O que é vidro?
- Do que é feito o vidro?
- Tipos de vidro
- Vidro comum
- Vidro jateado
- Vidro temperado
- Vidro blindex
- Outros tipos de vidro
- Vidro colorido
- Vidro decorado
- Vidro laminado
- Vidro com controle solar
- Vidro reflexivo
- Vidro impresso
- Qual o preço de uma peça de vidro?
- Onde comprar vidro em BH?
O que é vidro?
Em linhas gerais, podemos definir o vidro como um material translúcido e não cristalino, sendo produzido a partir de uma mistura de substâncias inorgânicas.

O processo de fabricação costuma ser realizado em fornos, situados em fábricas de vidro. A matéria-prima é submetida a grandes variações de temperatura, até que se forme um composto vítreo.
No que diz respeito à sua aplicação, os vidros costumam ter várias utilidades. Em residências, por exemplo:
- Vidros para janelas;
- Vidros para portas;
- Vidros para sacadas.
Do que é feito o vidro?
É comum que o vidro seja feito a partir da junção de calcário, carbonato de sódio, areia e alumina.
Esses materiais são colocados sob altas temperaturas, até se unirem em uma mesma substância.
A depender do tipo de vidro produzido, podem ser acrescentados também corantes e descorantes.
Ademais, tipos de vidros específicos podem ter em sua composição outros materiais além dos mencionados.
Tipos de vidro
Confira abaixo os principais tipos de vidro do mercado.
Vidro comum
Esse vidro costuma ser a matéria-prima utilizada para a fabricação de outros tipos de materiais. Trata-se da forma mais comum em que se apresenta esse material, sendo translúcido e frágil.
Vidro jateado
Esse tipo de material costuma ser mais opaco, sendo utilizado para separar ambientes, como escritórios e boxes de banheiros, a fim de dar mais privacidade.
Vidro temperado
O vidro temperado é uma excelente opção para quem busca por mais resistência. Isso porque seu processo de fabricação o torna mais rígido.
Ademais, o fato de ele se estilhaçar em pequenos pedaços não cortantes em casos de acidentes o torna bastante seguro.
Vidro blindex
Esse tipo de vidro é conhecido por resistir a altas temperaturas, sendo recomendado para projetos situados em climas muito quentes.
Além disso, o Blindex costuma ter uma resistência que pode ser até 5 vezes maior do que o tipo convencional.
Outros tipos de vidro
Além dos tipos mencionados acima, podemos mencionar ainda outras modalidades desse material que apresentam mais diferenças. Veja abaixo!
Vidro colorido
O vidro colorido passa pelo mesmo processo de fabricação do vidro convencional. A diferença é que há o acréscimo de esmalte cerâmico à superfície do vidro. Esse esmalte se fixa a essa superfície quando o vidro é colocado no forno.
Vidro decorado
Esses vidros são muito empregados por profissionais de design de interiores e costumam integrar projetos mais arrojados. Eles são utilizados, por exemplo, na fabricação de vasos e outros objetos com fins decorativos.
Vidro laminado
O vidro laminado é considerado o mais seguro de todos os tipos de material vítreo. Ele costuma ser utilizado em para-brisa de carros e em outros contextos em que há grande possibilidade de impacto.
Vidro com controle solar
O vidro com controle solar tem como diferencial a redução do calor nos ambientes e o controle da luz advinda do sol.
Vidro reflexivo
Também conhecido como vidro espelhado, esse vidro recebe uma película metalizada que reflete os raios solares, diminuindo a incidência de calor e raios ultravioletas nos ambientes.
Vidro impresso
Esse tipo de material pode ser chamado também de vidro fantasia e tem como característica principal a presença de desenhos com linhas uniformes e suavizadas em sua superfície.
Qual o preço de uma peça de vidro?
No que diz respeito ao preço de uma peça de vidro, este pode variar a depender do tipo que o cliente optar.
É claro que materiais com processos de fabricação mais complexos terão valores agregados maiores do que peças mais convencionais.
Outro fator que influi sobre o preço é o tamanho da peça que se deseja obter. Geralmente, esse cálculo é feito considerando a medida em metro quadrado.
Onde comprar vidro em BH?
Nossa vidraçaria é especializada, atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.