Vidraçaria em BH e região

Como escolher a cor certa para parede da sala: 8 dicas

Saber decorar um ambiente não vai se limitar somente a escolher os móveis e objetos que compõem a cena. Antes disso, é preciso prestar atenção na base de tudo: a cor! Este elemento são muito importante e eles falam sobre as personalidades das pessoas e sobre todos os sentimentos transmitidos por cada quarto. Como tal, são aliados poderosos na hora de alterar energias e até mesmo ativar espaços.

Além disso, a cor tem a capacidade de proporcionar uma sensação de bem-estar através da cromoterapia. Cada um deles funcionará de acordo com o seu humor e você pode alterá-lo. Além de nossas tradições, culturas e períodos históricos, nossa interpretação de cada cor está totalmente relacionada com a nossa experiência desde o nascimento.

Se você tem o desejo de aprender mais sobre o mundo da pintura, indicamos que você faça um curso de pintura grátis.

Qual é o significado das cores?

Saiba que cada cor tem um significado diferente e pode ser realçada ou suavizada dependendo da combinação e do local em que é colocada. Antes de tomar uma decisão final, uma pergunta: cada ambiente tem o tom certo? “Eu diria que não”. Na verdade, o que há é que a pessoa precisa de algo e por conta disso ela busca. O que fará você se sentir bem certo? E as cores podem se adequar ao seu processo.

Com isso em mente, observe como a cor se entrega e escolha a sua favorita. Por exemplo, o branco representa paz, pureza, limpeza, estabilidade e traz muita luz, simplicidade, ordem e muita organização dentro do ambiente. Sendo uma tonalidade que pode expandir o espaço. Não precisa ser usado como cor principal e combina com diversas outras cores.

Como escolher a cor certa para parede da sala

Assim como o branco, o preto também será um tom neutro, porém mais intenso e impactante que o primeiro. Elegante e opulento, transforma um espaço maior em privacidade e conforto. Por conta de ser uma cor neutra, ela será uma cor versátil que pode ser combinada harmoniosamente com qualquer outra cor. Quando usada em demasia, a decoração pode se tornar misteriosa e assustadora.

O vermelho é uma cor brilhante e intensa que cria um ambiente confortável, acolhedor e convidativo. Perfeito para aquecer os quartos mais frios. Já o azul confere frescor e leveza à paisagem e está associado a poderes calmantes e relaxantes.

Já o amarelo, por ser um tom quente, é perfeito para casas que não recebem muita luz natural. Contribui para a criatividade e otimismo e é muito estimulante. O verde estará associado com a saúde e com a tranquilidade. Símbolo de pureza e de equilíbrio, que ajuda na promoção da concentração.

Como você sabe como coordená-los?

Depois de desvendar os significados de cada cor em sua decoração e escolher aquela que funciona melhor em um determinado ambiente, destacamos que o próximo passo é saber coordená-las.

Fazer uma combinação não vai depender de talento e não depende apenas do bom senso. Na verdade, há técnicas para fazer isso, segundo os cursos de pinturas.

Para melhores resultados, o ideal é usar uma roda de cores. Apresenta 12 cores diferentes, divididas por matiz. A classificação de matiz mostra como as cores se combinam. “Assim, eles são divididos em: primários, secundários, terciários, análogos, complementares, frios e quentes, neutros e monocromáticos”, diz o profissional.

Como escolher a cor certa para parede da sala

A seguir, veja 8 dicas para você aprender como escolher a cor certa para parede da sala do seu lar.

1. Analise seu espaço

Primeiramente, entenda como você quer que a sala fique de acordo com os tons de seus móveis. Isso pode ajudá-lo a entender como a cor afeta sua decoração e como ela vai ajudar na combinação com os móveis que você já tem.

2. Priorize suas cores favoritas

Leve em conta os gostos pessoais dos seus clientes ou de seus familiares. Veja o gosto de todos, pois cada um vai responder de forma diferente ao tom e intensidade.

3. Efeito da cor dentro do ambiente: combinação

Você ama vermelho e gostaria de ter uma parede vermelha em seu quarto. Lembre-se de que as escolhas podem afetar seu sono, pois cores quentes geralmente estimulam seu sono, enquanto cores mais frias podem acalmar e ajudar a descansar. Se não quiser abrir mão do tom, outra opção é colocá-lo na sala ou em seu escritório.

4. Verifique a iluminação

As cores mudam totalmente o comportamento com base na iluminação. Isso porque as luzes brancas iluminam e iluminam as sombras, enquanto as luzes amarelas realçam e aquecem as cores. Os coloridos podem mudar completamente o tom de uma parede.

5. Roda de cores à mão

Usado em moda, design e, claro, arquitetura e na decoração, o círculo cromático ajuda muito a identificar as melhores combinações de cores. Sua versão mais simples consiste em 12 cores: primária, secundária e tricolor. Com ele, você pode identificar de forma rápida quais são as cores complementares (opostas em um círculo), semelhantes (tons lado a lado) e outras combinações.

6. Considere a localização do imóvel

Você está na cidade ou no campo? A escolha da cor será totalmente influenciada pelo ambiente residencial e natureza circundante.

7. Preste atenção ao acabamento

Há uma variedade de opções no mercado, e as texturas e acabamentos das tintas variam. Além dos segredos de cada produto, veja nosso guia de pintura, que contém dicas para encontrar o melhor ajuste para cada ambiente e superfície.

8. Simular pintura

O simulador de cores online é uma ferramenta com o objetivo de visualizar o resultado final. Há sites gratuitos e pagos com o objetivo de testar as cores antes de pintar, como o Colorjive gratuito.